MPE SOLUÇÕES NEGÓCIOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A Pesquisa e Desenvolvimento na área de Inteligência Artificial

Robôs substituindo os nossos trabalhos repetitivos e interagindo conosco, máquinas aprendendo com algoritmos que permitem análises e sugerir recomendações eram especulações de ficção científica e hoje fazem parte dos nossos dias.

Vamos começar pelo conceito básico de Inteligência Artificial, como já falamos aqui, a IA combina a produção de máquinas inteligentes para resolver problemas que eram solucionados pela mente humana. 

E a Inteligência Artificial não é só robôs, ela se encontra em dispositivos de Internet das Coisas, blockchain e plataformas digitais, em veículos autônomos, e também na manipulação genética (como o desenvolvimento de pesquisas científicas, medicamentos e vacinas). 

Mas como a Inteligência Artificial pode resolver problemas? As ferramentas de IA podem ser combinadas ao Machine Learning (ML) – Aprendizado da Máquina é possível prever ou decidir por meio de dados elaborados a partir de amostras. Já o Deep Learning- Aprendizado Profundo, converte dados em informações relevantes, ou seja, informações que vão ser úteis para a tomada de decisão.

As soluções de Inteligência Artificial servem para a identificação do comportamento do consumidor com a finalidade de divulgar e recomendar produtos, na análise de perfil de candidatos a uma vaga de emprego através de assistente virtual, atendimento ao cliente automatizado por meio de chatbots, entre outros.

A Inteligência Artificial está em constante evolução, de olho no futuro, a Hewlett Packard Enterprise (HPE) fez uma parecia Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia dos EUA para abordar a P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) com o intuito de automatizar e melhorar a eficiência operacional, inclusive a resiliência e o uso de energia em datacenters na era de escala exascale.

O projeto faz parte de uma colaboração de três anos que introduz o monitoramento e análise preditiva de sistemas de energia e refrigeração no DataCenter HPC do ESRE (Energy Systems Integration Facility) da NREL.

Como é o desenvolvimento deste projeto?

A HPE e a NREL estão usando mais de cinco anos de dados históricos, que ultrapassam 16 terabytes de dados, que foram coletados de sensores nos supercomputadores da NREL, Peregrine e Eagle e suas instalações, para treinar a detecção de irregularidades e prevenir problemas antes que eles aconteçam.

Essa parceria também vai abordar o consumo futuro de água e energia em data centers, que somente nos EUA a previsão era de 73 bilhões de kWh e 174 bilhões de galões de água em 2020. Dessa forma, a HPE e a NREL vão monitorar o uso de energia para otimizar a eficiência e sustentabilidade da energia, utilizando as métricas-chave como: Eficiência no uso de energia (PUE), Eficiência no uso da água (WUE) e Eficiência no uso de carbono (CUE).

Os primeiros resultados com base nos modelos treinados a partir dos dados históricos previram ou identificaram com êxito os eventos que ocorreram anteriormente no datacenter da NREL, o que foi uma amostra da promessa de usar análises preditivas em futuros datacenters.

“Somos apaixonados por arquitetar novas tecnologias que são impactantes para impulsionar a próxima era da inovação com computação em escala exata e sua extensão de necessidades operacionais. Acreditamos que nossa jornada para desenvolver e testar AI Ops com a NREL, um de nossos parceiros de longa data e inovador, permitirá que o setor construa e mantenha datacenters de supercomputação mais inteligentes e eficientes, à medida que continuam a escalar potência e desempenho” – Mike Vildibill, vice-presidente do Advanced Technologies Group, HPE.

Como resultado, a HPE percebeu uma necessidade crítica de desenvolver os recursos de IA e a automação para gerenciar e otimizar os ambientes de datacenter para a era de escala exascale, a qual funcionará a uma velocidade que representa um aumento de mil vezes a mais do que os sistemas atuais, assim, as operações serão mais eficientes no quesito energia e aumentará a resiliência, como também a confiabilidade proporcionada pelos recursos inteligentes e automatizados.

Quais são as principais áreas do projeto?

As etapas do projeto contarão com o uso de software de código aberto e bibliotecas como TensorFlow, NumPy e Sci-kit para desenvolver algoritmos de aprendizado da máquina. As principais áreas abordadas pelo projeto são as seguintes:

  • Monitoramento: coleta, processamento e análise de grandes volumes de telemetria de TI e instalações de  diversas fontes antes de aplicar algoritmos aos dados em tempo real;
  • Análise: análise de big data e aprendizado da máquina para analisar dados de várias ferramentas e dispositivos que integram as instalações do data center.
  • Controle: os algoritmos serão aplicados para possibilitar a resolução de problemas pelas máquinas, de forma autônoma, e ainda automatizar as tarefas repetitivas com inteligência, assim como realizar manutenção preditiva nas instalações de Ti e de datacenter.
  • Operações do datacenter: o AI Ops avançará para se tornar um recurso de validação para integração contínua (CI) e implantação contínua (CD) das principais funções de TI que  englobam as instalações recentes do datacenter.

Como a Inteligência Artificial vai ser aplicada em soluções de TI? 

Bem, diante das evoluções da Inteligência Artificial, a HPE pretende apresentar recursos adicionais na melhoria do sistema HPE High Performance Cluster Management (HPCM) com o objetivo de fornecer provisionamento, gerenciamento e monitoramento completos para clusters de 100.000 nós em uma taxa mais rápida.

Outra previsão de testes, inclui a exploração da integração do HPE InfoSight, que é uma ferramenta de gerenciamento baseada em IA e com base na nuvem, que monitora, coleta e analisa dados na infraestrutura de TI. Hoje, o HPE InfoSight é utilizado para prever e impedir eventos que possam acontecer (falhas/problemas) para manter o desempenho do servidor em funcionamento corretamente. 

Agora que você já sabe o que é Inteligência Artificial e como ela está sendo desenvolvida para melhorar ainda mais a TI, e com isso ser ser uma ferramenta muito útil para você tomar decisões inteligentes, conte com a MPE Soluções para te ajudar a estar por dentro das novidades de IA e ainda poder aplicá-las em seu negócio. Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *