MPE SOLUÇÕES NEGÓCIOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

COMO DESENVOLVER NOVOS NEGÓCIOS COM A IOT

Com avanço de novas tecnologias como a internet 5g e Wi-fi 6 incorporadas a internet das coisas, possibilitou que as empresas direcione novas propostas para desenvolver novos negócios com a IoT.

Neste conteúdo iremos te apresentar melhor o conceito de Internet das Coisas, aplicações, benefícios, além das soluções que este tipo de conexão pode oferecer.

O que é Internet das Coisas?

A internet das coisas, ou Internet of Things em inglês é o termo designado para os grupos de dispositivos digitais que coletam e transmitem dados pela internet, em outras palavras, refere-se a conexão da internet aos objetos.

A internet das Coisas (IoT) é composta apenas por sensores e outros dispositivos inteligentes.

Para que serve a Internet das Coisas?

De acordo com Guy Perelmuter em seu livro Futuro Presente: o mundo movido à tecnologia, qualquer dispositivo tanto doméstico (relógio, máquinas de lavar, geladeira) quanto equipamentos pesados (máquinas industriais, meios de transporte) podem ser conectados à internet da mesma forma, além dos dispositivos incorporados aos seres vivos (pessoas, animais e plantas).

Os sensores integrados aos dispositivos trazem soluções primordiais no desenvolvimento das cidades inteligentes em infraestruturas com sustentabilidade e otimização do tráfego urbano (sensores que comunicam a situação do tráfego de veículos, vagas de estacionamento).

Isso faz com que a Internet das Coisas esteja cada vez mais presente em nossa rotina com esses dispositivos que transmitem dados por meio da internet em tempo real, para qualquer lugar. 

Além disso, há soluções inteligentes na agricultura e no setor de saúde. A transmissão abundante de dados permite a exploração de vários segmentos mercadológicos, auxiliando a desenvolver novos negócios com a IoT cada vez mais inteligentes e conectados.

Quais são as aplicações da Internet das Coisas?

As aplicações da internet das Coisas concentram-se nos ambientes das cidades, saúde, área rural e indústrias com propostas que solucionem e atendam a mobilidade, meio ambiente e eficiência.

Nas indústrias, as soluções IoT contribuem para o gerenciamento das operações, desenvolvimento de produtos e negócios com a integração da IoT. Além disso, promovem a otimização da logística e produtividade, com a finalidade de desenvolver novos negócios com a IoT .

Entre outros usos da IoT estão a captação de dados operacionais de sensores remotos em plataformas de petróleo, a coleta de dados climáticos e o controle de termostatos inteligentes.

A McKinsey & Company apresenta a análise das configurações físicas em que as tecnologias de IoT são aplicadas: locais de trabalho, residências ou áreas externas possibilitam a verificação do espectro dos benefícios e desafios da IoT, veja no quadro a seguir:

Quadro 1 – Configurações em que a internet das coisas cria valor

CONFIGURAÇÃO DESCRIÇÃO EXEMPLOS
Humano Dispositivos presos a ou dentro do corpo humano Dispositivos (vestíveis ou ingeríveis) para monitorar e manter a saúde e bem estar humanos; controle de doenças, melhor cuidado do corpo, maior produtividade.
Casas Construções onde as pessoas vivem Controladores de casas e sistemas de segurança.
Ambientes de Venda Espaços onde os consumidores se envolvem com comércio Lojas, bancos, restaurantes, estádios — qualquer lugar onde os consumidores considerem comprar; autopagamento, ofertas na loja, otimização de inventário.
Escritórios Espaços onde os trabalhadores do conhecimento exercem suas funções Gerenciamento de energia e segurança em prédios comerciais; melhor produtividade, incluindo funcionários móveis.
Fábricas Ambientes de Produção Padronizada Lugares com rotinas de trabalho repetitivas, incluindo hospitais e fazendas; eficiência de operação, otimização de uso de equipamento e inventário.
Espaço de Trabalho Ambientes de produção customizados Mineração, petróleo  e gás, construção; eficiência de operação, manutenção preditiva, saúde e segurança.
Veículos Sistemas dentro de veículos em movimento Veículos incluindo carros, caminhões, navios, aeronaves, e trens. Manutenção baseada na condição, design baseado no uso, análise de pré-venda.
Cidades Ambientes urbanos Espaços públicos e infraestrutura em condições urbanas; controle adaptativo de tráfego, medição inteligente, monitoramento ambiental, gerenciamento de recursos.
Exterior Entre o ambiente urbano (e fora de outras configurações) Usos externos incluem trilhos de trem, veículos autônomos (localizações fora de áreas urbanas), e navegação de voo, estabelecimento de rota em tempo real, navegação conectada, rastreamento de carga.

Fonte: McKinsey Global Institute analysis, 2017.

Razões para desenvolver novos negócios com a IoT

Acima de tudo, a Internet das coisas propõe novas e inovadoras formas de gerenciamento e monitoramento das operações remotas.

As organizações por meio da IoT, supervisionam os locais remotos, enquanto as informações são alimentadas de maneira contínua nos aplicativos e armazenamento de dados.

O baixo custo das “coisas” permite a observação e o gerenciamento de atividades que não eram possíveis anteriormente.

IoT: dados e tendências 

Segundo a previsão da consultoria Gartner, o mercado corporativo e automotivo da Internet das Coisas (IoT) vai aumentar para 5,8 bilhões de terminais em 2020, um aumento de 21% em comparação ao ano de 2019. A automação predial será o segmento com maior taxa de crescimento em 2020 (42%), depois vem o setor de automotiva e de saúde, com estimativa de crescimento de 31% e 29% em 2020, respectivamente.

O estudo Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil liderado pelo BNDES, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conduzido pelo consórcio McKinsey/Fundação CPqD/Pereira Neto Macedo revela que:

Um estudo do McKinsey Global Institute estima que o impacto de IoT na economia

global será de 4% a 11% do produto interno bruto do planeta em 2025 (portanto, entre 3,9 e 11,1 trilhões de dólares). Até 40% desse potencial deve ser capturado por economias emergentes. No caso específico do Brasil, a estimativa é de 50 a 200 bilhões de dólares de impacto econômico anual em 2025”.

A consultoria Gartner identificou as Principais tecnologias, tendências e estratégicas de IOT até 2023, destacamos algumas delas:

  • Inteligência Artificial;
  • Mudança de Intelligent Edge para Intelligent Mesh;
  • Inovação em sensores;
  • Novas experiências de usuário da IoT;
  • Novas tecnologias de rede sem fio para IoT.

Tenha mais eficiência com a Internet das Coisas 

As soluções de Internet das Coisas (IoT) da HPE, auxilia você na criação de novas experiências durante a expansão de novos dispositivos com mais oportunidades para insights mais rápido, portanto, mais conexões com o que estava desconectado.

A Internet das Coisas para indústrias permite que você colete e analise dados de ativos, pessoas e lugares conectados, como resultado dessa análise você tem insights úteis para o ambiente industrial. O que consequentemente aumenta a disponibilidade de produção e reduz os riscos operacionais.

Proteja os dispositivos e dados com a implementação de padrões rigorosos de segurança, para proteger dados em repouso ou em movimento, aplique controles detalhados de acesso e monitore as ameaças. Enquanto isso, conecte dispositivos de vários protocolos e padrões, combine sistemas de dados e otimize os dados adquiridos.

Soluções IoT 

As soluções da HPE para IoT apresentam novas formas de estimular eficiências, engajar clientes com aceleração, novos insights e monetização dos dispositivos conectados, ou seja, como desenvolver novos negócios com a IoT.

Sistemas de borda

Sistemas de borda convergentes HPE Edgeline

Sistemas que podem conectar, computar e armazenar dados na borda, com capacidades similares às do data center. 

As capacidades de agregar e filtrar dados, ao mesmo tempo que analisam streamings de vídeo, séries cronológicas de dados e tradução de protocolos industriais são proporcionadas pelos sistemas HPE Edgeline.

Capacidades

  • Mais agilidade para agir e controlar;
  • Eficiência;
  • Reduza o espaço e o consumo de energia.

Mobilidade 

Infraestrutura Aruba

Com a  arquitetura de rede das soluções Aruba para empreendimentos baseados em software, a construção é móvel e entrega uma rede aberta, segura e autônoma. 

A velocidade, variedade e volume de usuários e coisas conectados a redes forçou a TI a mudar o jeito com que constroem e operacionalizam a próxima geração de redes. Redes com e sem fio, da borda para a nuvem, em ambientes multi fornecedor.

  • Conectividade sem fio;
  • Redes com fio;
  • Segmentação dinâmica.

Monitoramento de condições

Fast Start Condition Monitoring

Ao mesmo tempo em que a Internet das Coisas permite a você tomar decisões inteligentes quanto a seus ativos, a Solução de Monitoramento de Condição de Início Rápido dos serviços Pointnext da HPE unem as tecnologias da HPE, parceiros de confiança e serviços superiores.

A solução é pronta para o uso e combina os serviços de hardware, software, estratégia e implementação em uma solução de manufatura pré-configurada em busca de uma manufatura mais inteligente.

Computação Edge

HPE Edge Center

Um habilitador de borda pré-integrado, inteligente e definido por software que oferece um jeito rápido e padronizado de implantar e proteger a infraestrutura de TI de borda.

Capacidades 

  • Plataforma de borda remota;
  • Gerenciamento de borda;
  • Soluções de borda no tamanho certo.

Segurança e análise de comportamentos

360 Secure Fabric

A estrutura de produtos de segurança de rede empresarial fornece uma forma integrada e mais abrangente de obter visibilidade e controle completo da rede.

A proteção extensiva está embutida nas entradas e saídas dos pontos de acesso sem fio, switches, portais e controladores para proteger a infraestrutura da rede física e o tráfego que flui por ela.

O portfólio de segurança da Aruba inclui:

  • Firewall de Aplicação de Políticas da Aruba;
  • Gerenciador de Políticas ClearPass da Aruba (controle de acesso à rede);
  • Insight de Dispositivo ClearPass da Aruba (Visibilidade avançada de todos os dispositivos conectados à rede) – Aruba IntroSpect UEBA e NTA (analítica de comportamento de entidade e usuário integrada e Análise de Tráfego de Rede).

Solução

IoT industrial

A IoT industrial permite coletar e analisar dados de ativos, pessoas e lugares conectados e oferecer insights úteis em um ambiente industrial, para você aumentar a disponibilidade de produção e reduzir os riscos operacionais.

Benefícios 

  • Leve a computação para os seus fluxos de dados, para reduzir o tempo de decisão;
  • Elimine as despesas e os riscos de enviar dados para a nuvem;
  • Encontre relações em seus dados para determinar causa e efeito.

Serviços de consumo

HPE GreenLake

Soluções de TI baseadas em consumo com pagamento conforme o uso que entregam os resultados desejados, com hardware, software e expertise no local ou na nuvem.

Benefícios

  • Domine a nuvem híbrida;
  • Alcance os resultados que você deseja;
  • Tenha a expertise ao seu dispor.

Em suma, as soluções da MPE para a Internet das Coisas proporcionam o melhor da conectividade, análise e segurança para você usufruir o melhor de seus dispositivos inteligentes. Aprimore o seu negócio à frente do tempo, a inovação chegou para te ajudar a desenvolver novos negócios com a IoT. Entre em contato com um dos nossos especialistas para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *