PRODUTOS

Conheça 5 soluções principais de análise de Big Data para a era digital

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que os dados são considerados o novo petróleo da era digital e as empresas já estão buscando diversas formas de explorar essa riqueza. Preparamos um conteúdo sobre a era dos dados para você, acompanhe! 

O Gartner apresentou como uma das principais tendências tecnológicas estratégicas para 2021 pós-pandemia de Covid-19 a IoB (Internet of Behaviors – Internet dos Comportamentos), segundo o Gartner essa tecnologia utiliza a coleta e uso de dados para orientar comportamentos, como reconhecimento facial, rastreamento de localização e Big Data, etc.

Big Data é o termo dado a um conjunto de dados maior e também mais complexo, capaz de lidar com dados estruturados e não estruturados. Já imaginou a quantidade de dados gerados com tantos dispositivos disponíveis? Pense no crescimento gigantesco do volume de dados com o crescimento de usuários nas mídias sociais (com posts e carregamento de mídias – fotos e vídeos, além dos dados da conta dos usuários), aplicativos de geolocalização, além dos dispositivos IoT (Internet das Coisas) e  IoMT (Internet das Coisas Médicas).

Os 3Vs do Big Data 

Para entender o que o Big Data leva em consideração vamos lhe mostrar os 3Vs, confira:

  • Volume: diz respeito a quantidade de dados, nesse caso, ao grande volume de dados não estruturados que podem ser extraídos de diversas fontes (mídias sociais, sensores, transações, entre outras.);
  • Velocidade:  é a agilidade em que os dados são propagados e analisados, podendo ser processados em tempo real ou numa velocidade próxima a isso;
  • Variedade: os dados não derivam só de uma fonte, mas de muitos formatos, tanto estruturados (banco de dados tradicionais e numéricos) quanto não estruturados (transações financeiras, e-mails, vídeos, etc).

Além estar presente em boa parte das tecnologias mais usadas e nas tendências também, o Big Data está sendo uma ferramenta ótima para as empresas conseguirem mais insights e com isso abrir caminhos para a tomada de decisão certa.

Com a transformação digital, os dados podem ser extraídos e se tornam fontes de geração de valor para as empresas. A análise de dados permite que as empresas conheçam mais o comportamento do seus consumidores, bem como a otimização de processos.

Para tornar insights em negócios, você precisa da análise de dados, pois dados sem análise se tornam inúteis, e o tempo para fazer essa análise está cada vez mais curto. A busca por resultados rápidos começa pela estratégia.

Use o Big Data ao seu favor, conte com as melhores tecnologias para obter os dados e manipulá-los de forma rápida.

Vamos apresentar as 5 soluções de análise principais de Big Data para que você aproveite as melhores chances em seu negócio:

1. Agora é a vez da IoT 

A computação de borda fornece um controle mais seguro e acelera os insights que você vai ter com o uso da Internet das Coisas Industrial. As coisas estão na borda desde carros até dispositivos pessoais como fontes do Big Data. 

A análise de dados convertida em ações otimiza as operações e melhora a experiência do cliente, além da geração de negócios inovadores. Os sistemas de borda convergente HPE Edgeline executam a convergência da tecnologia da operação (TO), por exemplo, aquisição de dados, sistemas de controle e redes industriais em apenas um sistema, ideal para ambientes mais complexos, te levando a novos caminhos da borda para a execução de cargas de trabalho idênticas em qualquer lugar (data center, nuvem ou borda), configuração física robusta, insights de dados e gerenciamento de sistemas na borda e demais recursos.

2. A forma de resolver os problemas mudou: conheça a HPC 

Ao falarmos em grandes volumes de dados não podemos deixar de lado as soluções de computação de alto desempenho para IA e análise. A HPC (computação de alto desempenho) é usada para a resolução de problemas mais complexos com uma potência  teraflop ou mais, isso mesmo, sendo uma ferramenta extremamente eficiente para investigações científicas e aplicações nos segmentos de engenharia e negócios.

Os desafios da supercomputação estão aí para serem superados e com a era exascala isso fica muito mais fácil, pois é possível reunir insights, realizar a análise de dados de alto desempenho, ou seja, com um nível de complexidade maior você está à frente do mercado.

3. Treine o Machine Learning com o HPE Ezmeral ML Ops

Essa é uma solução de software que amplia as competências da plataforma de Containers HPE Ezmeral. Como ela faz isso? Bem, através da padronização de processos no ciclo de vida do Machine Learning, onde é viável a criação, treinamento, implantação e monitoramento dos modelos de Machine Learning. 

Onde é que entra o Big Data nela? O treinamento do modelo com ambientes expansíveis oferece segurança no acesso à fontes de dados empresariais, que podem ser compartilhadas sem a preocupação com a segurança, pois estão protegidas em muitos ambientes, como no armazenamento local ou até mesmo com base na nuvem.

4. Deixe o seu data center pronto para os desafios de hoje 

Se o seu data center estiver ultrapassado como que você vai lidar com os contratempos de Big Data? Atualize o seu data center com o portfólio da HPE de servidores, armazenamento, rede, gerenciamento e serviços para se beneficiar do que os dados têm para lhe oferecer de informações estratégicas para o seu negócio junto com a proteção de dados em soluções definidas por software para você lidar com qualquer carga de trabalho, trazendo mais velocidade e economia no seu data center, além da segurança, é claro.

5. Saiba o que está acontecendo através dos seus dados 

As análises em tempo real demandam sistemas compostos por infraestrutura e serviços que melhoram as soluções SAP Hana. Assim, você tem a escalabilidade necessária para estabelecer aplicativos e acompanhar o crescimento do volume de dados. 

Quer saber mais sobre as soluções de Big Data? Entre em contato com nossos especialistas. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *