MPE SOLUÇÕES NEGÓCIOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ECONOMIA CIRCULAR: COMO GERAR MAIOR ECONOMIA FINANCEIRA E AMBIENTAL

Com a indústria 4.0 a demanda de componentes eletrônicos para a construção de soluções tecnológicas aumentou proporcionalmente a preocupação com o descarte e reutilização dos materiais, bem como alternativas para integrar processos e modelos de negócios mais sustentáveis. É aí que entra a economia circular. 

Segundo o relatório da Circle Economy apoiado pela ONU Meio Ambiente, revela que apenas 9% da economia global é circular, ou seja, das 92,8 bilhões de toneladas de minerais, combustíveis fósseis, metais e biomassa que são usados nos processos produtivos, menos de 10% são reutilizados. 

Para mudar esta realidade, a conscientização ambiental de governos e consumidores impulsionam novas maneiras de pensar os processos e o ciclo de vida útil de produtos, considerando os seus impactos ambientais.

Assim, de acordo com a Fundação Ellen Macarthur a economia circular é baseada em três princípios: projetar resíduos e poluição, manter produtos e materiais em uso e regenerar sistemas naturais. Esta economia representa a transição de uma economia linear baseada em extrair, produzir e descartar para uma economia voltada a reutilização e soluções renováveis.

Consciente de sua responsabilidade ambiental e de sua habilidade em desenvolver soluções tecnológicas em direção ao futuro, a HPE mostra como a economia circular pode gerar mais economia financeira e ambiental, além de melhorar os resultados dos negócios.

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) gera soluções para acelerar as transformações digitais de seus clientes ao mesmo tempo em que a abordagem circular garante um uso mais eficiente de materiais e energia, e permite que os clientes gerenciem seus ativos de TI de uma maneira segura, eficiente e responsável ecologicamente.

O relatório Economia Circular da HPE explica como a sua participação nos programas de gerenciamento de “término-do-uso” ajuda você a lidar com os impactos sociais e ambientais da inovação veloz.

Ao reformar e reciclar seus produtos de TI aposentados, você está contribuindo com uma economia circular que devolve valor para o seu negócio ao mesmo tempo em que ajuda você a atingir seus objetivos sustentáveis.

Os serviços financeiros da HPE, serviços de reutilização de ativos, equipamentos seminovos certificados e soluções de investimentos financeiros são as soluções de ciclo de vida de ativos da HPE que se concentram unicamente na economia circular.

Fonte: HPE (2018)

Seus itens recuperados 

Empresa (unidades) 

Um resumo dos itens que você mandou de volta para a HPE e seus respectivos estados finais como materiais reformados ou reciclados.

Fonte: HPE (2018)

Economias 

Ao reformar e reciclar produtos de TI com os serviços financeiros da HPE, você tem os seguintes benefícios:

  • Aumenta a produtividade;
  • Agrega novos valores dos ativos retirados;
  • Aproveita os benefícios ambientais associados.

O impacto e economia que você alcança usando soluções de Ativos de TI podem ser vistos a seguir:

Fonte: HPE (2018)

Reciclagem 

O ritmo acelerado de inovação em produtos eletrônicos e os impactos crescentes do ciclo de produção e consumo “pega, usa, joga fora” estão aumentando a necessidade de uma economia celular. Abaixo você pode ver as representações descrevendo o material bruto que pode ser recuperado dos produtos retornados.

Fonte: HPE (2018)

Design para a Economia Circular

Você pode atingir seus objetivos, ambientais, regulatórios e de aquisição financeira por meio de compras de produtos sustentáveis.

Economize com eficiência embutida

À medida que bilhões de dispositivos se conectam à rede, a demanda computacional irá superar a infraestrutura atual, consumindo energia e matéria prima em ritmos jamais vistos. Conforme a consciência destas questões aumenta, as empresas devem levar em consideração as limitações internas e/ou regulatórias durante qualquer decisão de aquisição.

A abordagem holística para design de produtos da HPE com baixo consumo de energia e poucos resíduos, reduz o custo total de propriedade para os seus clientes e contribui para uma economia mais circular.

Uma compreensão detalhada dos impactos do produto permite que designers e administradores de produtos da HPE trabalhem em conjunto para refletir sobre os impactos do ciclo de vida na fase de design e priorizem determinadas áreas para uma melhor eficiência.

Para a HPE, é essencial para o negócio projetar soluções mais eficientes e se aliar com fornecedores para reduzir impactos ambientais.

Design da HPE para o meio ambiente

O programa de Design da HPE para o meio ambiente – Design for the Environment (DfE) é uma abordagem da engenharia para desenvolvimento de produtos focado especificamente nos impactos ambientais de produtos da HPE e tem como alvo as ineficiências no processo de produção.

O programa DfE da HPE tem três prioridades:

Eficiência energética: reduzir a energia necessária para manufaturar e utilizar os produtos HPE

A HPE possibilita que os seus clientes façam mais com menos ao otimizar a eficiência energética de seus produtos, concentrando-se na entrega de um nível ótimo de energia, armazenamento e conectividade em conjunto com o menor consumo de energia possível.

Os clientes da HPE podem atingir uma maior redução em energia, hardware e custos “end-of-life” com novos modelos de consumo que permitem aos consumidores pagarem somente pelo que usarem.

Design voltado à reciclagem: projetar produtos que sejam fáceis de atualizar, consertar e reciclar

Os produtos da HPE têm ciclos de vida mais longos, como também consultoria para consertos e atualizações. A “Ferramenta de Avaliação de Reciclabilidade” permite calcular e melhora o potencial de reciclagem “end-of-life” dos produtos ofertados.

Serviços de ciclo de vida de ativo

  • Equipamento usado certificado;
  • Serviços de transformação de ativo;
  • Depósito virtual;
  • Consolidação de data center;
  • Viabilização da comprovação de conceito;
  • Migração acelerada HPE

Inovação em materiais: a escolha de materiais com baixo impacto ambiental

A HPE ativamente remove substâncias restritas para maximizar o valor residual dos produtos ao fim do uso do consumidor.

O suporte para o uso de GreenScreen® pela HPE para que a Safer Chemicals possa identificar alternativas e antecipar possíveis regulações futuras.

Além dos requerimentos regulatórios, as Ecodeclarações de TI para os novos produtos HPE, fornecem visibilidade para substâncias perigosas, informação de tratamento do produto e requerimentos do mercado, como a desmontagem e tempo de vida do produto, entre outras informações.

Soluções inovadoras sustentáveis 

Com a economia circular você usa com mais eficiência energia e materiais. Gerencie seu ativos de TI com responsabilidade ambiental. 

Maximize a economia financeira e ambiental com ciclo de vida do produto mais longo, eliminando o desperdício. A MPE Soluções lhe apresenta as melhores opções sustentáveis de TI. Entre em contato para saber como podemos ajudar o seu negócio com as soluções HPE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *