MPE SOLUÇÕES NEGÓCIOS

TENDÊNCIAS ESTRATÉGICAS EM TI PARA 2017

A empresa de consultoria Gartner elencou as 10 principais tendências estratégicas para a área de TI nesse ano de 2017.

De acordo com David Cearley, vice-presidente da consultoria, as tendências estratégicas “são tecnologias que preparam o cenário para uso da Malha Digital Inteligente”. Essas tecnologias podem ser divididas em 3 grandes grupos:

  • Tecnologias que levarão inteligência a todas as partes, como IA e aprendizado de máquina;
  • Tecnologias que promoverão a interconexão do mundo digital com o mundo real;
  • Plataformas e serviços necessários para entregar toda essa inovação para os usuários finais

As tendências elencadas são:

  1. AI e Aprendizado de Máquina Avançado
  2. Aplicativos Inteligentes
  3. Coisas inteligentes
  4. Realidade Virtual e Aumentada
  5. Gêmeo Digital
  6. Blockchain e registros distribuídos
  7. Sistemas conversacionais
  8. Aplicativo de Malha e Arquitetura de Serviços (MASA)
  9. Plataformas de tecnologia Digital
  10. Arquitetura de segurança adaptável

“A aplicação da Inteligência Artificial e do aprendizado de máquina fazem surgir uma vasta gama de implementações inteligentes, incluindo dispositivos físicos como robôs e veículos autônomos, aplicativos e serviços como os assistentes pessoais virtuais”.

(David Cearley, vice-presidente da Gartner.)

De acordo com a empresa de consultoria, as técnicas avançadas de Inteligência Artificial e Machine Learning já começam a substituir os algoritmos tradicionais, formando uma nova categoria de aplicativos e coisas inteligentes que entendam, aprendam, prevejam, adaptem, e possivelmente operem de forma autônoma.

As plataformas de tecnologia fornecem a base para um negócio digital. Os principais pontos que permite  as novas capacidades e modelos digitais são: sistemas de informação, experiência do cliente, análise e inteligência, a IoT e os ecossistemas comerciais.

Para que tais plataformas de tecnologia sejam colocadas em pratica são necessárias arquiteturas de segurança cada vez mais complexos e adaptáveis para o cenário de inteligência artificial, Machine Learning e Internet das Coisas.

De acordo com o vice presidente da Gartner, a melhor estratégia que os CIOs podem adotar é se preocupar com os problemas de negócio que precisam resolver, para que consigam optar pelas tecnologias mais adequadas e que geram valor para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *