NEGÓCIOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

VÍRUS EM PDF, UMA NOVA AMEAÇA QUE MERECE ATENÇÃO ESPECIAL

Os arquivos em PDF, amplamente utilizados pelas empresas, eram considerados seguros pelos gestores das redes corporativas. Entretanto, os arquivos com essa extensão vêm sendo alvo de uma nova geração de ataques que colocam em risco as redes e informações corporativas.

Esses vírus em PDF foram detectados já há algum tempo no exterior e no Brasil, a quantidade de ocorrências vem crescendo alarmantemente.

Os ataques ocorrem através de elementos executáveis inseridos aos arquivos PDF que são ativados automaticamente quando o arquivo é aberto, acionando o elemento em Java e executando o malware.

Além disso, os arquivos em PDF podem conter links que levam a páginas com conteúdos maliciosos e que não são percebidos pelos mecanismos de segurança.

Ambas as formas merecem uma atenção especial, uma vez que quando um malware é instalado em um computador, ele pode acessar a rede e transmitir para outros equipamentos, colocando em risco outras máquinas, dispositivos móveis e servidores.

Para prevenir esse tipo de ataque é extremamente importante que a corporação desfrute de um bom antivírus que consiga detectar a presença de um arquivo infectado de forma proativa, impedindo a execução do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *