Banco Central – Segurança em Nuvem


 

Recebemos uma demanda de um cliente para sua adequação às futuras políticas de segurança cibernética que o Banco Central (BACEN) esta avaliando em consulta pública (edital de consulta publica 057/2017)

Estas políticas de segurança cibernética basicamente preveem que as empresas autorizadas a operar pelo BACEN deverão ter controles e tecnologias que possibilitam a redução da vulnerabilidade a incidentes de segurança. Além disso estabelece a necessidade de planos de ações e de resposta em caso de incidentes.

A implantação de políticas sobre esses aspectos é normal e muito bem vindas, o que chamou a atenção foi que a consulta pública se estende para as contratações de serviços de nuvem. Isso demonstra claramente que o movimento de adoção em massa da computação em nuvem esta chegando nas empresas autorizadas pelo BACEN.

A resolução prevê que essas instituições deverão adotar práticas de governança e gestão proporcionais à relevância dos dados e ao risco que elas estão expostas na nuvem. A resolução também prevê várias regras de segurança aplicadas aos serviços de computação e armazenamento em nuvem. Entre elas podemos destacar a segregação dos dados, a qualidade no controle de acesso e as cópias de segurança.

A MPE Soluções, em parceria com a AMIGGO, possui soluções líderes de mercado que veem de encontro com as exigências do BACEN, proporcionando aos nossos clientes uma jornada segura e tranquila no atendimento às essas futuras políticas.

Podemos destacar algumas soluções neste contexto:

Egnyte - DLP (Data Loss Prevention)

CipherCloud - CASB (Cloud Access Security Broker)

DarkTrace - Global Machine Learning for Cyber Defense

Além da parceria com a AMIGGO, nossa parceria com a HPE Aruba Networksnos capacita na implantação da plataforma de segurança Aruba 360 Secure Fabric, da qual podemos destacar para este contexto:

IntroSpect - UEBA (User and Entity Behavior Analytics)

ClearPass - NAC (Policy Manager and Network Access Control)

O tema políticas de segurança aplicadas à computação em nuvem deve ganhar cada dia mais espaço nas agendas dos executivos de TI.

Para maiores informações a consulta pública acesse:

https://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/c/notas/16269

Para maiores informações sobre a MPE Soluções acesse:

http://www.mpesolucoes.com.br/

Marcos Souza – gerente comercial MPE Soluções

Com as suas informações, a MPE poderá pensar em soluções
perfeitas para sua empresa.

Alguns de nossos clientes