Conheça os mitos mais comuns sobre a tecnologia SDN


O SDN (software-defined networking) é, como o próprio termo diz, uma rede definida por software que além de ser realidade, vem revolucionando o mercado de redes. Entretanto, como toda novidade é repleta de expectativas e alguns mitos acabam circulando na Internet.

 

 

 

Conheça a seguir os mitos mais comuns sobre essa tecnologia e o motivo de serem informações falsas ou imprecisas sobre o SDN :

 

 SDN é apenas para grandes data centers na nuvem

Alguns profissionais de TI afirmam que o SDN serve exclusivamente para grandes data centers. Mas a realidade é que o SDN é adequado para todos os níveis de data centers, tornando a configuração, gestão e monitoramento em tarefas muito mais simples, portanto, exigindo menos mão de obra de TI.

 

 A implementação de SDN vai custar empregos

Apesar dos ambientes SDN habilitados exigirem menos recursos para funcionar quando comparados com ambientes de rede tradicionais, isso não significa que as posições necessárias para manter a rede em execução serão perdidas. Os talentos de TI serão redirecionados para outras áreas, o que permite um maior enfoque na inovação e maior flexibilidade para responder aos novos desafios de TI

 

 O SDN trata apenas da redução de CAPEX / OPEX.

Ambas as tecnologias têm sido promovidas com base na redução de custos. Os benefícios no longo prazo também permitem que as organizações implementem com agilidade as alterações à rede, respondam rapidamente às necessidades empresariais e lancem novas tecnologias ou iniciativas de negócio sem a necessidade de comprar mais hardware.

 

Já configuramos os servidores virtualizados. O trabalho aqui está feito.

Estendendo os princípios da virtualização de servidores para a rede por meio da substituição do hardware dedicado (tradicional) por uma infraestrutura de rede virtualizada e mais flexível traz benefícios valiosos. Como a rede torna-se mais centrada no servidor, o SDN permite que a rede se estenda para o servidor, proporcionando uma gestão adequada e visibilidade total do tráfego interno do servidor.

 

Implementação SDN significa substituir sua rede de data center de uma só vez.

Há muitas formas de migrar de uma infraestrutura de rede tradicional para o SDN. O SDN convive facilmente com tecnologias de rede existentes e uma implementação bem organizada pode diminuir o estresse e os problemas futuros.

 

SDN simplesmente não está pronto para o horário nobre

O SDN é mais do que apenas uma tecnologia beta neste momento. Está bem estabelecido em ambientes de produção e está sendo usado regularmente por grandes fornecedores de redes. Mesmo aqueles com uma grande base de hardware proprietário que já estão no mercado têm tudo para adotarem o SDN. Esta não é uma tentativa preventiva para minimizar a importância do SDN para o futuro da rede, assumindo que é apenas mais uma tecnologia de rede, mas um reconhecimento de que o SDN está redefinindo o cenário de rede e, portanto, trata-se de uma parte necessária para qualquer modelo de negócio futuro.

 

 

Para saber mais sobre essa tecnologia, entre em contato com nossos técnicos pelo mpesolucoes.com.br/index.php/contatos

Consulte um especialista

Com as suas informações, a MPE poderá pensar em soluções
perfeitas para sua empresa.

Alguns de nossos clientes