Definir uma política de armazenamento de missão crítica equilibra riscos e custos das empresas


A ideia de capacidade ilimitada de armazenamento pode ser atraente. Os administradores de TI podem ficar tentados a manter vários instantâneos, backups e cópias redundantes de dados e arquivos para facilitar suas vidas e tirar a preocupação de perdê-los.

Isso até pode ser uma ideia razoável, principalmente quando se sabe o real impacto das informações para as empresas. Porém, é importante armazenar dados de acordo com uma política baseada no risco de perda de dados, considerando o custo do armazenamento por muito tempo.

Existem algumas perguntas que os profissionais de TI normalmente precisam fazer ao criar uma política prática de armazenamento, o que inclui:

• Devo usar armazenamento em bloco ou em banco de dados?
• Quantas cópias redundantes são necessárias?
• Com que frequência devo criar instantâneos?
• Por quanto tempo devo reter os instantâneos?

Essas perguntas se aplicam a diferentes ambientes de armazenamento, tanto nos diferentes tipos de nuvem, quanto em uma estrutura local de data centers. Suas respostas devem equilibrar riscos e custos para toda a organização.

Quanto ao armazenamento de diferentes tipos de dados

O armazenamento de objetos é um bom exemplo se você busca armazenar, atualizar e recuperar dados de acordo com seu uso e arquitetura.

Se você tiver um aprovisionamento que se encaixa bem em um modelo de armazenamento de objetos, como imagens digitalizadas, considere, por exemplo, a opção de nuvem.

Por outro lado, quando você precisa armazenar dados em um sistema de arquivos e acessar aleatoriamente subconjuntos desses dados programaticamente, o armazenamento em blocos de alta performance é uma opção melhor.

O ponto a se destacar aqui é o custo de armazenamento associado ao seu uso operacional. Ou seja, é preciso analisar a comparação das despesas de armazenamento com a probabilidade de você perder dados. Normalmente os custos unitários diminuem à medida que a quantidade de dados armazenados aumenta.

O controle da redundância de dados

Se você não precisa reconstruir todos os dados de sua empresa de forma ágil e não corre qualquer tipo de risco caso venha perdê-los, pense duas vezes antes de armazená-los com alta redundância.

É importante lembrar que nem todos os dados são de missão crítica. Grandes conjuntos de dados usados, por exemplo, para teste e desenvolvimento são adequados para armazenamento de redundância mínima.

No entanto, você precisa ter os scripts usados para gerar conjuntos de dados de teste para poder recriá-los, sempre que necessário.

A importância da durabilidade de seus dados

Essencialmente o armazenamento depende do hardware, mas ele pode falhar. Não é razoável esperar que alguns dos componentes de hardware que armazenam seus dados falhem em algum momento do ciclo de vida do seu negócio. Uma maneira de atenuar esse risco é manter cópias redundantes de seus dados.

Alguns serviços de fornecedores incorporam o armazenamento redundante para melhorar a durabilidade dos dados. Uma opção de redundância reduzida significa que você paga menos enquanto assume o risco adicional de perda de dados.

Para se ter uma ideia, o armazenamento redundantemente em uma zona de disponibilidade, para que uma única falha de hardware não resulte em perda de dados pode variar o investimento conforme o consumo por mês, porém será menor do que o custo de armazenamento com redundância total.

Por quanto tempo devo manter cópias de dados?

Esta é uma pergunta difícil. Primeiro, as equipes de TI precisam especificar períodos de retenção de arquivos em uma política de armazenamento de documentos. Diferentes tipos de dados exigirão diferentes períodos de retenção.

Se as regulações exigirem que sua empresa retenha dados ou se o consultor jurídico o aconselhar que alguns dados estão sujeitos à verificação eletrônica, talvez seja necessário retê-los por um período específico para permanecer em conformidade.

Por outro lado, outros dados não são tão importantes. Os desenvolvedores, por exemplo, podem precisar manter apenas os conjuntos de dados por tempo suficiente para concluir seus testes ou até que outro conjunto de dados tenha sido gerado.

Quando se trata de backups no nível do sistema, você deve decidir quanto risco está disposto a correr. Por exemplo, você pode executar backups completos toda semana e mantê-los por quatro semanas.

Você também pode executar backups incrementais noturnos que você mantém até o próximo backup completo. Essa abordagem limita a quantidade de armazenamento que você dedicará a um backup, mas pode deixar você sem uma maneira de recuperar dados que foram excluídos antes do backup mais antigo.

No final, é preciso fazer a convergência entre riscos e custos

Mesmo que o hardware nunca falhe, os backups e as capturas instantâneas podem ajudar a preservar a integridade dos dados. Um bug em um aplicativo, por exemplo, pode corromper todos os seus dados.

Além do armazenamento padrão, os backups e as capturas instantâneas podem ser a chave para restaurar o último estado válido conhecido para dados, garantindo as operações do negócio.

Desta forma, as políticas práticas de armazenamento ajudam a equilibrar o risco de perda de dados com o custo operacional. Muitas cópias e backups afetarão o investimento a ser feito em suas operações, de outro modo, poucas cópias podem afetar a empresa de outras maneiras. Portanto, é preciso considerar diferentes fatores de sua organização para chegar a melhor estratégia.

Em caso de dúvidas, consulte um especialista da MPE soluções. Estamos prontos para apresentar as melhores soluções para o seu negócio.

Sobre a MPE Soluções

A MPE Soluções é uma empresa focada na entrega de soluções completas em produtos e serviços, com expertise em criar projetos personalizados, especialmente desenhados para atender as necessidades do mercado, com suporte, através de equipe altamente capacitada e equipamentos da marca HPE.
A MPE foi criada em 1981 e desde então, vem crescendo e acompanhando as necessidades dos seus clientes.

Com as suas informações, a MPE poderá pensar em soluções
perfeitas para sua empresa.

Alguns de nossos clientes