IoT será a alavanca de Big Data e Analytics


 

A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) tem um grande papel no mercado atual e futuro, tanto no âmbito pessoal como no empresarial.

No cenário das empresas, a IoT é uma tendência muito forte e distinguível das demais tecnologias, uma vez que além das vantagens já conhecidas, a IoT permite também a utilização de todas as ferramentas do BigData e Analytics.

A IoT apresentasse como uma alavanca para o BigData e Analytics, porque essas ferramentas não cresceram como previsto nos últimos cinco anos, havendo poucos casos relevantes de sucesso em sua aplicação.

Atualmente, os dados digitais apresentam um crescimento de 150% a cada ano, gerando aproximadamente 1,5 zettabytes de novos dados armazenados nos próximos 12 meses, sendo que 90% deles são não estruturados e de difícil utilização, uma vez que necessitam de softwares e aplicações para transformação dos dados coletados em informações úteis aos negócios, o que necessita de um tempo e velocidade que não condizem com a exigência do mercado.

Nesses 10% restantes estão inclusos os dados gerados pela IoT, que por apresentar um crescimento exponencial, os torna ainda mais importantes para as empresas, principalmente se tratados por algoritmos bem elaborados como os produtos e soluções das ferramentas de BigData e Analytics, que torna essa uma parceria tecnológica de sucesso garantido para os gestores de TI.

 

Consulte um especialista

Com as suas informações, a MPE poderá pensar em soluções
perfeitas para sua empresa.

Alguns de nossos clientes