TI Bimodal


Segundo o Instituto Gartner, 75% das organizações de TI adotarão a estrutura bimodal até 2017.

Mas o que é a TI Bimodal e quais são as suas vantagens?

 

TI Bimodal é uma abordagem recente, criada em 2014, para descrever a mudança na cultura das organizações e uma redefinição dos papéis, os quais são necessários para a adaptação e sobrevivência ao competitivo mercado atual.

 

Nessa nova realidade, há a necessidade de unir a TI empresarial com a TI experimental, de modo a proporcionar agilidade e melhores resultados que a TI conservadora, uma vez que com a abordagem empresarial é possível detectar e agir rapidamente sobre as limitações e com a experimental é possível aumentar os eventos positivos por meio de adaptações e experimentos.

 

De acordo com especialistas a migração para essa nova abordagem ocorrerá em todos os tipos de empresas nos próximos anos, visando maior agilidade e fluidez no ambiente de TI.

 

Para que as empresas se adequem a esse novo cenário são necessários alguns passos:

 

1.      Mudança cultural corporativa e redefinição de papéis e perfis: para efetuar mudanças culturais dentro de empresas pode-se, por exemplo, utilizar DevOps e também promover maratonas de programação.

 

2.      Mudança estrutural: espaços de colaboração com equipes multiprofissionais e  pessoas de diferentes perfis, com acesso aos recursos necessários para o desenvolvimento de conceitos e novos produtos, alavancam a geração da inovação com base no uso da tecnologia acessível.

 

 

 

3.      Mudança metodológica: os métodos de governança de TI devem se limitar a administrar parte e não todos os esforços da área, legitimando a inovação e abrindo espaço para métodos e atitudes mais flexíveis

 

4.      Mudança ferramental: as operações dos sistemas críticos devem ser desburocratizadas e com custo reduzido, valorizando a agilidade sem deixar de atender os níveis de qualidade

 

Vale ressaltar que, para a nova TI é necessário levar em consideração a redução das complexidades de administração de infraestrutura para que ela gere frutos positivos e assim aumente o potencial de inovação e competitividade das empresas.

Consulte um especialista

Com as suas informações, a MPE poderá pensar em soluções
perfeitas para sua empresa.

Alguns de nossos clientes