Cases de Sucesso


Case Komatsu do Brasil


A Komatsu é uma multinacional japonesa que já atua há 35 anos no Brasil produzindo principalmente máquinas voltadas para a construção e para a mineração.

Quando a Komatsu percebeu a necessidade de substituir os equipamentos de rede que estavam defasados e atrapalhavam o funcionamento da mesma, houve a busca por um projeto mais eficiente e inovador.

A MPE, que já possui um relacionamento de muitos anos com a Komatsu, desenvolveu um projeto que atendia a demanda específica, envolvendo a tecnologia HP network e que seria uma solução diferenciada do padrão CISCO da Komatsu mundial.

Para isso, a divisão de Network da MPE Soluções utilizou algumas estratégias para o desenvolvimento e apresentação do projeto a Komatsu, dentre elas, a preocupação de entender o ambiente atual da rede através de uma abordagem consultiva para diagnosticar, entender as falhas e propor formas de preveni-las, além de promover encontros dos responsáveis pelo TIC da Komatsu do Brasil com os engenheiros da MPE em visitas ao Discovery Center da HP em São Paulo, para que conhecessem os equipamentos e a tecnologia diferencial da HP e pudessem compará-los com os equipamentos da CISCO e perceber as vantagens dos produtos oferecidos.

A solução apresentada pela MPE consistiu em dois switches HP série 7500, redundantes, robustos e flexíveis, que com a utilização da tecnologia IRF, foram virtualizados para serem vistos como um switch lógico. Além disso, utilizou-se a ferramenta IMC de gerenciamento que permitiu que uma visão total e o gerenciamento ocorressem em apenas um ponto de acesso.

De acordo com os responsáveis da Komatsu, a solução implantada pela MPE mudou completamente o funcionamento da empresa, aumentando a produtividade, evitando paradas da produção e auxiliando no diagnóstico de possíveis erros antes que os mesmos possam acontecer.

Esse é um case de sucesso, que garantiu a satisfação plena do cliente, com um projeto único, sendo o primeiro a substituir a tecnologia CISCO utilizada mundialmente pela Komatsu pelas tecnologias diferenciais da HP.

Case Suzano


Primeiro caso de implantação do suite on Hana da SAP no Brasil, o projeto teve um excelente retorno da equipe de usuários do sistema.

Cliente da MPE Soluções há 16 anos, a Suzano Papel e Celulose, segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo necessitava fazer a migração versão 4.7 do SAP para a 6.0. Para isso, a empresa precisava realizar a troca de seus equipamentos com tecnologia HPE por outros modelos que suportassem a nova versão do produto.

Especializada na entrega de soluções completas em produtos e serviços para seus clientes, a MPE Soluções realizou um amplo trabalho para avaliar detalhadamente qual seria o melhor formato para atender a demanda do cliente.

Ao invés de fazer apenas o upgrade da versão, a Suzano, que sempre foi pioneira na adoção de novas tecnologias, optou por migrar para um novo produto lançado pela SAP, o suite on Hana.

A troca do sistema anterior pelo SAP Hana resultou em mudanças significativas no projeto inicial, pois esse envolvia a virtualização de servidores e a solução da SAP precisava rodar em um appliance específico que não podia ser virtualizado. Por conta disso, várias mudanças foram realizadas para atender às novas necessidades.

Além disso, a configuração tinha que contemplar um site principal e outro para backup, uma configuração que a Suzano utiliza.

Antes dos novos equipamentos, a companhia tinha uma configuração mais modular, que também tinha sido implantada pela MPE, que rodava em servidores Integrity da HPE com um equipamento para cada módulo de aplicação do SAP. Ao todo, a empresa tinha vários servidores separados para suportar o sistema que rodavam com SQL e Windows 2008.

Depois de todas as adaptações necessárias, a configuração proposta desenhada pela MPE e aprovada pela Suzano foram dois equipamentos para rodar o SAP Hana e sete lâminas Blade para o restante das aplicações do sistema com licenciamento normal.

“Há dois anos compramos o appliance HANA HPE e tivemos um excelente suporte de pré-venda e de instalação da MPE em conjunto com a HPE. A MPE realizou um trabalho além do esperado, criando uma relação de enorme confiança. A MPE foi muito mais do que um fornecedor, ela se tornou para nós uma parceira estratégica em soluções de hardware”, ressalta Flávio Santos Júnior, gerente de TI da Suzano Papel e Celulose.

Resultados

Os bons resultados da solução proposta pela MPE, que foi também a primeira implantação suite on Hana no Brasil apareceram quase que de imediato. Assim que ela entrou no ar, o help desk da empresa recebeu várias ligações dos usuários elogiando que o sistema tinha ficado muito mais rápido. Essa agilidade também resultou em ganhos de produtividade para o setor de tecnologia, que passou a receber menos ligações com demandas emergências da equipe de profissionais que utilizam o SAP.

Consulte um especialista

Com as suas informações, a MPE poderá pensar em soluções
perfeitas para sua empresa.

Alguns de nossos clientes