HPE GREENLAKE MPE SOLUÇÕES TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

5 passos para alavancar resiliência na nuvem e lidar com os imprevistos no ambiente digital de maneira mais eficiente

Com estruturas de tecnologia cada vez mais complexas, torna-se cada vez mais desafiador garantir um ambiente digital estável e o mais longe possível de falhas, ataques e vulnerabilidades. Não é à toa que a resiliência se tornou vital para a continuidade de qualquer negócio. O ambiente que tem resiliência se mantém operando mesmo diante de qualquer interrupção, que pode ser a falha de um componente de tecnologia, uma queda inesperada de energia, um ataque cibernético ou outra vulnerabilidade qualquer.

Considerando que grande parte das empresas migraram para cloud computing – sendo muitas companhias às pressas – a seguir estão cinco boas práticas para alavancar a resiliência na nuvem:

1. Tenha uma internet compatível ao seu fluxo de dados

A qualidade e a velocidade da sua conexão à internet é fator determinante para que as soluções de tecnologia do seu ambiente digital operem de maneira eficiente. Além disso, esse é um fator que também contribui para elevar ou diminuir a produtividade do seu time de colaboradores. Por isso, na hora de contratar um link de internet, considere a sua demanda diária de tráfego de dados.

2. Conheça as especificidades do seu negócio

Quais são os recursos de tecnologia que agregam valor ao seu negócio e ao dia a dia da sua equipe? Quais são aqueles que oferecem KPIs, métricas e insights fundamentais para a operação? Ter esse cenário bem mapeado é muito importante para entender quais são as soluções tecnológicas que precisam se manter em funcionamento diante de uma falha.

3. Monitore o ambiente digital

Para operar em seu melhor nível de desempenho, um ambiente digital precisa ser monitorado. E nesse quesito, não basta apenas monitorar sua estabilidade. É preciso atenção às especificidades do tráfego de dados e da segurança de recursos e informações, de maneira automatizada, inteligente e ininterrupta. Com relação à cibersegurança, é vital ter consciência de que a segurança na nuvem é uma ação compartilhada entre quem oferece e quem contrata o serviço.

4. Invista em ações de Backup e Disaster & Recovery

Para evitar que os dados de sua companhia virem mera lembrança diante de uma falha ou um ataque cibernético, tenha rotinas robustas e monitoradas de backup. A ação pode ser ampliada com um plano de Disaster & Recovery, que significa Desastre e Recuperação. Na prática, é a dinâmica de identificar prontamente um evento de desastre e responder a ele de maneira rápida e eficiente, restabelecendo o ambiente com o apoio dos backups.

5. Tenha um parceiro especializado

Nessa jornada rumo à resiliência na nuvem, prefira sempre ter ao lado um parceiro especializado em hardware, software e serviço para o mercado corporativo. Opte por aquele capaz de oferecer um projeto personalizado, com foco nas necessidades do seu negócio, além de suporte e equipe altamente qualificada.

Que tal conversarmos mais sobre isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *