TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ARMAZENAMENTO EM FLASH: DESEMPENHO VERSUS FUNCIONALIDADE

Quase todos os fornecedores de armazenamento agora oferecem matrizes de armazenamento totalmente em flash, e os profissionais de TI já reconhecem a necessidade desses sistemas de armazenamento de alto desempenho.

Porém, a grande questão aqui é saber como um profissional de TI decide quais das muitas matrizes de armazenamento disponíveis são mais adequadas para suas demandas de produção e crescimento futuro?

DESEMPENHO E FUNCIONALIDADE SÃO CRITÉRIOS FUNDAMENTAIS A SEREM CONSIDERADOS NA ESCOLHA DE UM ARMAZENAMENTO EM FLASH

Aqui estão dois fatos importantes a serem considerados antes de comprar armazenamento corporativo: primeiro, há uma forte tendência de compra da tecnologia flash para o data center corporativo. Segundo, desde de 2018, as infraestruturas de TI das empresas estão ampliando o uso de matrizes de armazenamento totalmente flash.

Isso importa porque consiste em uma importante consideração durante a decisão de compra. Apesar do uso do flash em matrizes híbridas ainda terem uma taxa de instalação alta, o flash está entrando no data center e as taxas da adoção de matrizes de armazenamento totalmente flash está aumentando.

Ainda temos uma longa jornada pela frente, isso acontece porque ainda existe uma enorme base instalada de discos rígidos e fitas antiquados sendo utilizada. Não é uma questão simples de esperar até que os ciclos de vida da mídia antiga acabem e se atualizem com flash.

Entretanto, a decisão de escolha pelo armazenamento em flash está ocorrendo rapidamente, e por isso, apesar de ainda existirem mídias tradicionais para armazenar dados no período de curto e médio prazo, para o longo prazo a tendência será uma forte adoção do armazenamento em flash.

Os arrays de armazenamento totalmente em flash (All-flash storage arrays – AFAs) estão recebendo muita atenção atualmente e por boas razões. Comparados aos discos giratórios tradicionais, os AFAs oferecem desempenho muito melhor, ocupam menos espaço e até oferecem vantagens de custo de propriedade.

Aqui estão algumas das principais razões pelas quais as matrizes flash diferem das matrizes de disco e como essas diferenças afetam o desempenho e sua funcionalidade em produção e na escolha da melhor opção:

CARGA DE TRABALHO E ESCALABILIDADE

Matrizes de disco rígido são capazes de IOPS na faixa de muitos milhares. Matrizes baseadas em flash podem oferecer suporte a IOPS nas centenas de milhares.

Os perfis de carga de trabalho para os quais as matrizes baseadas em flash geralmente são implantadas são muito diferentes das cargas de trabalho clássicas do passado. As cargas de trabalho virtualizadas mistas nas quais as matrizes baseadas em flash podem ser implantadas exibem muito mais variabilidade do que as cargas de trabalho tradicionais.

Elas incluem fluxos de dados extremamente aleatórios e seqüenciais e uma mistura diversificada de tamanhos de bloco e taxas de leitura e gravação.

CUSTO EFETIVO DE ARMAZENAMENTO EM FLASH

Analisar o custo bruto por gigabyte não é uma boa maneira de comparar os custos de armazenamento. A principal pergunta a fazer: quanto é utilizável?

As matrizes variam amplamente em sua conversão de armazenamento bruto para armazenamento utilizável. Devido à velocidade inerente ao flash, você pode efetivamente usar a desduplicação e a compactação para ajustar substancialmente mais dados em uma determinada quantidade de armazenamento bruto.

É comum ter um excesso de provisionamento do armazenamento em HDD de forma agressiva para obter o número de eixos necessários para fornecer o desempenho necessário.

Além disso, as matrizes de disco geralmente precisam fazer uso extensivo de memória cache dispendiosa para obter SLAs de desempenho. Por fim, você deve considerar fatores como requisitos de energia e espaço. O Flash normalmente ocupa uma fração da energia e espaço de uma matriz tradicional baseada em disco.

PROCESSAMENTO DE DADOS DE ALTO DESEMPENHO

Desempenho 10x ou superior. Isso leva a uma maior agilidade, capacidade de inovação e melhor experiência do cliente. O aumento da velocidade permite que os aplicativos explorem os dados com mais profundidade, fornecendo informações reais para os negócios.

Grande parte do gerenciamento interno de matrizes baseadas em flash visa otimizar o desempenho e a confiabilidade da mídia. O desempenho e a escala da matriz são muito afetados pelo local em que os metadados são armazenados e como são usados.

Como foi dito anteriormente, nos últimos anos, houve um enorme crescimento no mercado de matrizes de armazenamento totalmente flash. As formas tradicionais de armazenamento de dados corporativos estão sendo interrompidas por essa nova tecnologia, que oferece soluções de armazenamento econômicas e altamente escaláveis.

Com as vantagens listadas acima, além do fato do armazenamento em flash geralmente serem menos complexos de instalar e oferecer suporte, a transição para o armazenamento flash faz sentido para várias empresas.

Consulte um especialista, com as suas informações, a MPE poderá pensar em soluções perfeitas para sua empresa.

SOBRE A MPE SOLUÇÕES

A MPE Soluções é uma empresa focada na entrega de soluções completas em produtos e serviços, com expertise em criar projetos personalizados, especialmente desenhados para atender as necessidades do mercado, com suporte, através de equipe altamente capacitada e equipamentos da marca HPE.

A MPE foi criada em 1981 e desde então, vem crescendo e acompanhando as necessidades dos seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *