HPE GREENLAKE MPE SOLUÇÕES TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Conheça os cenários mais comuns para a IaaS e como ela pode beneficiar o seu negócio

A Infraestrutura como Serviço (IaaS) é o segundo maior mercado de ofertas em nuvem, com previsão de arrecadação de mais US $80 bilhões em 2022, segundo o Gartner. Ela é especialmente útil para empresas que buscam mobilidade no acesso ao ambiente digital, escalabilidade e otimização da operação, agregando valor também para as empresas que buscam terceirizar o gerenciamento de seu ambiente digital.

Quanto aos benefícios da IaaS, cinco fatores são os que mais despertam o interesse das  organizações:

1. Flexibilidade

Tão logo a organização descubra que precisa ou deseja adicionar novas tecnologias ou funcionalidades ao ambiente digital, a IaaS pode se adequar em poucos minutos. Isso é especialmente importante para organizações que desejam se manter alinhadas aos movimentos do mercado, mantendo-se competitivas.

2. Redução de custos

Ao adquirir a IaaS, a organização tem acesso a uma infraestrutura de rede sem ter que arcar com os custos da estrutura física ou de todos os valores que estão por trás dela: compra de máquinas e softwares e contratação e retenção de equipe dedicada, além de serviços de reparo e atualização dos equipamentos.

3. Resiliência

No conceito IaaS paga-se pelo serviço utilizado. Ou seja, o contrato pode ser ajustado de acordo com picos ou quedas de demanda do negócio. É possível, inclusive, escalonar ou reduzir recursos de acordo com necessidades pontuais ou emergenciais da operação, de maneira customizada.

4. Disponibilidade dos ambientes

Em geral, o IaaS opera em um ambiente digital de alta performance, com rápida capacidade de resposta e perfeita disponibilidade. Isso garante que dados e recursos permaneçam acessíveis, inclusive diante de algum incidente, evitando atrasos de serviços.

5. Estabilidade

No modelo IaaS não há a necessidade de interromper ou paralisar a operação diante da necessidade de upgrade de recursos utilizados no ambiente. Isso porque, nela, está garantida a atualização automática das ferramentas utilizadas.

On-premises: o que faz as empresas optarem por essa gestão?

Para organizações que têm dificuldade de migrar para serviços em nuvem porque estão sediadas em uma localização geográfica pouco privilegiada com relação à qualidade do sinal de internet, o modelo de gestão on-premises é o mais indicado.

Quanto ao quesito segurança, os servidores on-premises têm bastante potencial de atender às expectativas de manter o ambiente longe de incidentes. Para isso, é preciso que a organização se mantenha em constante atenção sobre as oportunidades ou necessidades de aderir a recursos de proteção da infraestrutura e dos sistemas, seja por meio da equipe interna de TI ou de um parceiro especializado.

Na hora de escolher, tenha estratégia e busque segurança

Na escolha do melhor parceiro de on-premises ou IaaS, busque quem ofereça uma venda consultiva, entregando não apenas o que você quer, mas aquilo que a sua organização precisa, dentro dos objetivos do negócio. Garanta também que o plano de adesão ao serviço contemple a segurança do seu ambiente digital e de todos os recursos que nele serão armazenados.

Nesse sentido, o ambiente digital torna-se seguro ao contemplar duas ações fundamentais. Primeira: a política de backup, que vai definir quais dados do negócio precisam ter uma cópia de segurança, como esse processo deve ser garantido, quais são os prejuízos da empresa diante da perda ou corrompimento dessa informação e medidas necessárias diante de um incidente. Segunda: o plano de recuperação e replicação de dados, que garante que uma cópia das informações estratégicas seja armazenada em um ambiente à parte, com capacidade de permitir o rápido acesso a tais dados diante de falhas do servidor ou desastres.

Dentro ou fora do universo digital, nenhuma organização quer pagar o preço da insegurança, Ressalto isso porque, sendo assim, este sempre será um investimento que vale a pena. Que tal conversar mais sobre o assunto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *