NEGÓCIOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Indústria 4.0: o futuro é conectado, automatizado e digital

O processo de industrialização sempre foi marcado por grandes mudanças nos métodos e equipamentos de produção. Na quarta revolução industrial não seria diferente, ou melhor, a automação alcançou o nível de combinar inteligência e agilidade em diversas tecnologias.

Já acompanhamos a substituição da mão de obra humana pelas máquinas, mas o avanço da Inteligência Artificial permitiu a realização de análises complexas, interpretação de dados e decisões por conta própria (autônomas).

E assim novas tecnologias chegaram com tudo no mercado, como realidade aumentada, big data e analytics, manufatura aditiva, Inteligência Artificial, cloud computing, robôs autônomos, simulações, integração de sistemas, IoT, cibersegurança, entre outras (vamos falar sobre elas em outro tópico), trazendo agilidade, redução de custos e automação para as empresas.

Como está o Brasil na indústria 4.0? 

No Brasil, a indústria representa 21,4% do PIB, sendo um dos principais setores da economia do país, responsável por 69,2% das exportações de bens e serviços, por 69,2% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento e por 33% dos tributos federais (exceto as receitas previdenciárias).

Os investimentos em indústria 4.0 em território brasileiro ainda estão em desenvolvimento. Conforme a pesquisa da CNI, o percentual das empresas que utilizavam tecnologias passou de 63% em 2016 para 73% em 2018. 48% das 632 organizações ouvidas pretendiam investir na indústria 4.0.

Em 2019, o Brasil ocupou a 71º no ranking global de competitividade, levando em consideração 12 pilares: instituições, infraestrutura, adoção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), estabilidade macroeconômica, saúde, habilidades, mercado de produtos, mercado de trabalho, sistema financeiro, tamanho do mercado; dinamismo empresarial e capacidade de inovação.

Por conta de ainda estar no início da implantação de novas tecnologias, o país ocupou a 62º posição entre os 131 países avaliados no ranking do índice Global de Inovação 2020. 

Tabela 1 – Ranking Global de Competitividade 2019

PaísPontuação
1º Singapura84,8
2º Estados Unidos83,7
3º Hong Kong83,1
4º Países Baixos82,4
5º Suíça82,3
71º Brasil60,9

Fonte: Fórum Econômico Mundial (2019).

Tabela 2 – Índice Global de Inovação 2020

País Pontuação (0-100)
1º Suíça66,08
2º Suécia62,47
3º Estados Unidos60,56
4º Reino Unido59,78
5º Holanda 58,76
62º Brasil 31,94

Fonte: Universidade Cornell, INSEAD e OMPI (2020). Índice Global de Inovação 2020.

A estimativa da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) quanto aos impactos econômicos da indústria 4.0 no Brasil é a redução dos custos de produção, manutenção e energia ao mesmo tempo em que aumentaria a eficiência.


Figura 1 – Economia de custos com a indústria 4.0

Fonte: ABDI,2017.

Conheça as principais tecnologias da Indústria 4.0 

Figura 2 – Principais tecnologias da indústria 4.0

Fonte: elaboração própria (2021).

  • Inteligência Artificial: usa softwares de Aprendizado na Máquina e Aprendizado Profundo para analisar e interpretar dados, fazer previsões e tomar decisões de forma autônoma. 
  • Realidade Aumentada (RA): é o nome da tecnologia que combina elementos/dados virtuais e físicos por meio de uma câmera, como filtros para as fotos dos stories do Instagram, QR Codes, etc. 
  • Big Data e Analytics: grande quantidade de dados complexos que podem ser extraídos e analisados através de dados estruturados e não estruturados, possibilitando insights riquíssimos que servem de suporte para tomada de decisões. 
  • Manufatura Aditiva:é a impressão 3D de peças a partir de um protótipo digital usando a sobreposição de materiais em forma de camadas. 
  • Cloud Computing: a computação em nuvem permite que o usuário acesse os recursos através da internet, de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, proporcionando flexibilidade, escalabilidade e agilidade.
  • Robôs Autônomos: conseguem realizar tarefas complexas, interagir com equipamentos e seres humanos sozinhos, diminuindo os custos e proporcionando mais eficiência no processo produtivo.
  • Simulações (gêmeos digitais): são usadas na aplicação de testes e demonstrações que imitam os processos industriais reais na busca por resolução de problemas e aperfeiçoamentos. 
  • Integração de Sistemas: é a combinação de vários sistemas e aplicações de software com a finalidade de trocar dados entre eles para acelerar o processo da tomada de decisão com as informações em mãos mais rapidamente. 
  • IoT: A Internet das Coisas (Internet of Things) é a conexão de objetos por meio de softwares, sensores e outros dispositivos inteligentes, permitindo a coleta e transferência desses dados entre si pela internet. 
  • Cibersegurança: soluções, práticas e métodos que protegem software, hardware e rede das ameaças cibernéticas e prejuízos. 

A HPE já está pronta para a era das transformações

As soluções da HPE com foco na indústria 4.0 garantem a continuidade dos negócios em operações mais inteligentes e autônomas, oferecendo os melhores insights de dados em toda a organização e aumentando a produtividade dos trabalhadores.

Conheça as soluções HPE de IoT industriais até a nuvem

  • Design e simulação digital: visualização remota, soluções CAE e EDA para design, modelagem e simulação mais rápidas e confiáveis;
  • Montagem guiada: orientações baseadas em realidade aumentada para os colaboradores dominarem as configurações de produtos e montagem para diminuir as falhas;
  • Manutenção e reparo: tecnologias que colocam os colaboradores em em contato direto com especialistas para acelerar o diagnóstico e solução de problemas nas máquinas;
  • Análise de vídeo: as análises de vídeo sofisticadas entregam agilidade e precisão durante a garantia de qualidade;
  • Monitoramento de condições e manutenção preditiva dos problemas antes que eles ocorram para diminuir o tempo de inatividade não planejado;
  • Gêmeo digital para digitalizar o desempenho e processos com o objetivo de monitorar e ajustar a produção.

Com um time de especialistas treinados e capacitados pela HPE, nós estamos prontos para levar inteligência e operações autônomas a favor da continuidade dos seus negócios. Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *