NEGÓCIOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O que sua empresa precisa saber sobre infraestrutura definida por software local?

Já é entendimento comum do mercado que a cloud computing traz benefícios concretos para as organizações, os usuários de suas redes e a população em geral. Agora, precisamos lembrar que existe uma parcela das empresas que, por estratégia do negócio ou para preservar investimentos anteriores, optam por manter a infraestrutura local. Algumas ações, por exemplo, não podem correr o risco de perder acesso ao banco de dados devido a problemas de conexão. 

Quando esse é o caso, é mais estratégico adotar soluções via softwares locais e considerar a aquisição de um servidor instalado nas dependências da companhia, assim como a contratação de uma equipe ou parceiro de negócio para gerenciar os equipamentos e as licenças, além de coordenar as ações de manutenção preventiva e corretiva.

Mas quais as vantagens desse modelo?

Uma delas é justamente ter o ambiente digital sob total controle do negócio, ou seja, sem o risco de ter os dados nas mãos de terceiros e com total liberdade para customizá-lo de acordo com as necessidades da empresa. É preciso, porém, atenção especial a cinco quesitos:

  1. Segurança – Só adquira soluções de tecnologia de fabricantes que valorizam a segurança na esteira de desenvolvimento;
  2. Qualidade do servidor – Garanta que o servidor seja adaptável a ambientes, equipamentos e tecnologias importantes para a operação do seu negócio;
  3. Custos – Naturalmente, o investimento em infraestrutura local é maior, se comparado à nuvem. É possível, porém, otimizar os custos ao adquirir a infraestrutura de um parceiro especializado que ofereça uma venda consultiva. Esse cuidado é importante porque somente um vendedor consultivo poderá oferecer o que o seu negócio precisa, considerando o que já existe no ambiente digital e as necessidades da organização; 
  4. Atualizações de softwares e backup – Na infraestrutura local, essas ações são de responsabilidade da empresa, podendo ser realizadas por equipe interna ou parceiro especializado. O importante é que haja um planejamento e que ele seja seguido à risca.
  5. Energia elétrica – Na infraestrutura local, sua empresa está livre dos imprevistos com conexão à internet, porém o funcionamento do ambiente pode sofrer impactos caso haja queda de energia. Para evitar surpresas, sugerimos a instalação de nobreaks tanto no servidor quanto em todos os outros equipamentos de tecnologia da empresa.

Quando o assunto é tecnologia, tão importante quanto estar ciente das tendências é ter clareza das soluções tecnológicas que fazem mais sentido para a estratégia do negócio, com segurança da informação. Só assim a organização conseguirá se manter verdadeiramente competitiva.

Esse é o seu caso? A sua jornada em busca de aproveitar ao máximo a tecnologia por softwares locais é muito mais proveitosa quando se tem ao lado parceiros especializados com foco, por exemplo, em automatizar processos. Esse é o caso da MPE Soluções. Fale conosco e saiba como podemos fazer diferença para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *