MPE SOLUÇÕES NEGÓCIOS

OS RECURSOS E BENEFÍCIOS DA VIRTUALIZAÇÃO DE ARMAZENAMENTO PARA AS EMPRESAS QUE FAZEM PARTE DA ECONOMIA DIGITAL

Quando as pessoas falam sobre virtualização, é muito comum estar se referindo aos servidores, tecnologia que se tornou amplamente adotada pelas empresas nos últimos anos.

Entretanto, a virtualização de armazenamento tem crescido com muitos objetivos e abordagens estratégicas. O armazenamento definido por software surgiu como uma nova oportunidade tecnológica que pode ajudar diferentes empresas a alcançar importantes metas de negócio, de forma semelhante ao que acontece na virtualização de servidores.

Com a virtualização fazendo parte de muitos elementos em uma arquitetura de TI e na gestão de dados, algumas organizações têm pouca clareza sobre quais são os benefícios da virtualização de armazenamento.

De fato, atualmente, existem vários tipos de tecnologias disponíveis que podem ser classificadas por um administrador de TI como virtualização de armazenamento. Por essa razão, é fundamental entender essas tecnologias.

BENEFÍCIOS DA VIRTUALIZAÇÃO DE ARMAZENAMENTO

A virtualização de armazenamento, consiste basicamente em um produto de hardware ou software que permite a agregação de vários sistemas de disco de armazenamento, para que possam ser gerenciados como uma única entidade.

Isso permite, por exemplo, que muitas matrizes de armazenamento sejam tratadas como um único cluster, fazendo com que elas sejam provisionadas sem levar em consideração a localização física das unidades de disco e maior disponibilidade entre elas do que se fossem subsistemas separados e desconectados uns dos outros.

A virtualização de armazenamento permite melhorar o gerenciamento de dados, oferecendo eficiência na migração e na aplicabilidade das informações dos clientes em importantes operações de negócio, principalmente quando se pensa em empresas que fazem parte da atual Economia Digital.

1. PONTO ÚNICO DE ADMINISTRAÇÃO

Como um dos principais benefícios, a virtualização de armazenamento pode ser implementada em ambientes de vários fornecedores.

Portanto, se um cliente em potencial não executar a marca de equipamento de armazenamento que um fornecedor oferece, convertê-los em uma configuração de virtualização poderá abrir as portas para as vendas de hardware de armazenamento.

A virtualização de armazenamento oferece esse benefício em virtude de todo o armazenamento ser provisionado para o dispositivo de virtualização, assim, toda a administração ocorre na camada de virtualização.

2. MIGRAÇÃO DE DADOS SEM INTERRUPÇÕES

Muitos administradores de sistemas não substituem suas matrizes de armazenamento quando o suporte expira ou quando os produtos são totalmente depreciados, não porque seja mais barato mantê-los, mas porque é muito difícil migrar para uma próxima plataforma de armazenamento.

Sem a virtualização de armazenamento, as migrações geralmente exigem interrupções de aplicativos e muito trabalho. Esses esforços são extremamente difíceis de coordenar entre as várias equipes e unidades de negócios envolvidas.

Com a virtualização, a equipe de armazenamento pode executar trocas de matriz de discos sem afetar ninguém. Esse recurso traz benefícios estratégicos para gestores de negócio e tecnologia. As migrações se tornam não apenas possíveis, mas fáceis o suficiente para torná-las valiosas.

3. GERENCIAMENTO DO CICLO DE VIDA DE DADOS

Os gestores de TI querem saber que estão colocando os dados de seus aplicativos no nível de armazenamento mais apropriado e seguro. Os padrões de acesso a dados são um critério-chave para determinar onde armazená-los.

Frequentemente, um único aplicativo ou banco de dados de negócios possui determinadas regiões de dados que são regularmente acessadas e requerem armazenamento de alto desempenho, enquanto outras regiões raramente são acessadas e podem existir em um armazenamento mais econômico.

Como as ferramentas de virtualização ficam entre o servidor e o hardware de armazenamento, elas têm consciência dos padrões de acesso. Se o mecanismo de virtualização puder usar essas informações e alavancar seus recursos de migração on-line, talvez seja possível realocar de forma transparente os dados acessados ​​com frequência para um armazenamento mais caro e de alto desempenho e mover dados com menos frequência para um armazenamento mais barato.

O FUTURO DA VIRTUALIZAÇÃO DE ARMAZENAMENTO

Para finalizarmos a lista de recursos e benefícios da virtualização do armazenamento, vale destacar também a replicação de dados, onde a virtualização fornece um único método de replicação para vários tipos de matrizes de armazenamento e um número limitado de pontos de gerenciamento, fundamental para as operações de recuperação de desastre.

A virtualização reduz a complexidade real de um sistema de armazenamento, o que ajuda um administrador a executar as tarefas de backup, arquivamento e recuperação mais facilmente e em menos tempo.

Já parou para pensar como a virtualização de armazenamento pode beneficiar o ambiente de TI de sua empresa?

Consulte os especialistas da MPE Soluções, eles estão prontos para buscar as melhores soluções de armazenamento para a sua empresa.

SOBRE A MPE SOLUÇÕES

A MPE Soluções é uma empresa focada na entrega de soluções completas em produtos e serviços, com expertise em criar projetos personalizados, especialmente desenhados para atender as necessidades do mercado, com suporte, através de equipe altamente capacitada e equipamentos da marca HPE.

A MPE foi criada em 1981 e desde então, vem crescendo e acompanhando as necessidades dos seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *