HPE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por que optar pela nuvem híbrida?

A computação em nuvem está mais do que consolidada nas empresas, especialmente por causa do trabalho remoto em alta devido à pandemia de Covid-19, em que é preciso acessar os dados de onde o usuário estiver. Preparamos este conteúdo para apresentar as razões que fazem muitos negócios optarem pela nuvem híbrida.

Tipos de computação em nuvem 

Os modelos de computação em nuvem estão disponíveis em nuvem pública, em que os recursos de computação são gerenciados pelo provedor de serviços que você contrata, ou seja, são terceirizados. Na nuvem privada a empresa adquire ou aluga a infraestrutura para o seu uso, sendo responsabilidade da própria empresa, podendo personalizar as suas demandas onde não há compartilhamento com outras empresas.

A nuvem híbrida combina a nuvem pública e privada para possibilitar o armazenamento de dados rotineiros na nuvem pública enquanto as informações mais sigilosas ficam na nuvem privada. 

Por que optar pela nuvem híbrida?

Já analisou como é possível manter os seus dados confidenciais protegidos enquanto os dados que precisam ser divulgados estão disponíveis no mesmo modelo de nuvem? Com a combinação ideal de nuvem híbrida, a sua empresa acelera a transformação digital com a garantia de segurança e economia de custos.

A definição da combinação certa de nuvem híbrida depende de uma quantidade gigantesca de dados, pois as dependências de aplicativo e requisitos são muitas e se modificam frequentemente. Considere também a avaliação de como está a situação dos aplicativos conforme os requisitos de desempenho, opções de hospedagem que estão disponíveis ou preferenciais, além de outros pontos comuns do setor.

Os negócios não param de se transformar, inclusive as pessoas e tecnologias que fazem parte dele, por isso, faça uma reavaliação contínua das necessidades na agilidade da nuvem.

O HPE Right Mix Advisor tem todo o conhecimento e recursos da experiência da HPE, das suas aquisições e de seus parceiros para se ter a combinação de nuvem híbrida. 

A HPE executou mais de 1.000 migrações de nuvem híbrida com sucesso. Assim, o plano de migração de aplicativo é feito em semanas, não em meses. Como resultado, os clientes tiveram uma alteração em 50% dos aplicativos para a nuvem – 30% deles não são movidos e 20% não são mais usados. Ganharam uma velocidade de 2-3x nos ciclos de melhoria contínua, aprimorando a produtividade de TI em 40%, reduzindo o TCO de TI em 40%, além da adoção de uma economia baseada no modelo de consumo na TI.

Conte com a HPE para descomplicar a nuvem e te ajudar nas transformações organizacionais, mas antes de fazer a migração siga as etapas:

Planejamento em primeiro lugar

O seu negócio é feito de processos, pessoas e tecnologia, certo? Então, faça um plano para a nuvem a partir de um caso em sua empresa, pensando em como lidar com as dificuldades relacionadas aos processos e pessoas enquanto faz atualizações em sua tecnologia e planeja os seus aplicativos.

Escolha provedores de nuvem confiáveis 

Tenha os principais provedores de nuvem para integrar sua infraestrutura privada ao Azure, AWS, Google Cloud Platform e outras soluções de nuvem pública, desta forma, é gerada uma nuvem híbrida preparada para as demandas da sua empresa.

Fique por dentro de todos os seus custos

Aproveite para economizar mais com a nuvem ao destinar cada aplicativo no lugar em que ele opera com maior eficiência. Aproveite os benefícios da nuvem híbrida como serviço – o HPE GreenLake, em que você paga só pelo que usa e ainda escolhe dentre diversos serviços, para suas cargas de trabalho.

Não se preocupe com as restrições de capacidade, pois o HPE GreenLake oferece a capacidade que você precisa para atender às demandas, é só acrescentar mais serviços para operar a sua pilha TI inteira ou parcialmente. O gerenciamento é muito simples, você administra suas nuvens públicas e privadas em um lugar apenas. Já abordamos sobre os serviços do HPE GreenLake em outro post.

E como posso manter os meus custos sob controle? Para que os seus custos com a nuvem não estoure o orçamento, use o HPE GreenLake Central para você saber com o que está sendo gasto e os motivos da aplicação desses valores. 

Prepare sua empresa para a nova onda digital com a flexibilidade e agilidade de uma migração de nuvem bem-sucedida. Porém, os desafios deste processo também ficam evidentes. 

Por isso, leve em conta alguns obstáculos que podem aparecer para você não ter surpresas durante essa jornada, como a falta de um planejamento apropriado e abrangente, que responda a pergunta: por que minha empresa deve adotar a nuvem? E insira pessoas e processos dentro desse planejamento, integrando os  componentes de aplicativos, economia, governança, risco e conformidade, gerenciamento de mudanças, operações de serviços e segurança.

Outro desafio diz respeito ao tratamento de aplicativos, para que você não sofra com problemas de otimização em seu ambiente, nem acabe pagando mais pelo uso desses aplicativos, faça a avaliação deles dentro da estrutura 6R (retirar, reter, readquirir, re-hospedar, replataformar ou refatorar) para determinar o que vai ser feito de cada aplicativo.

E, por fim, a migração para a nuvem precisa de pessoas e processos que acompanhem as evoluções dos negócios, qualifique a sua equipe e determine novos processos, colocando a nuvem como prioridade.

Seja parceiro de quem é especialista em migração para a nuvem!

A HPE auxilia você na mudança para uma infraestrutura nativa da nuvem, desenvolvendo um caso de negócios para a nuvem híbrida, encontrando a melhor combinação de nuvem pública e privada para a sua empresa, atualizando a infraestrutura juntamente com a elaboração e execução de um plano de migração de aplicativos, entre outras tarefas.

Quer saber mais sobre a nuvem híbrida? Entre em contato com nossos especialistas e acompanhe nosso blog para acelerar o seu negócio ainda mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *