MPE SOLUÇÕES NEGÓCIOS PRODUTOS

QUANDO VOCÊ DEVE CONSIDERAR A COMPRA DE UMA MATRIZ DE ARMAZENAMENTO TOTALMENTE EM FLASH?

Em que circunstâncias uma organização de TI deve considerar a compra de uma matriz de armazenamento totalmente em flash?

Basicamente, uma AFA (all-flash array), também conhecida como sistema de disco de armazenamento de estado sólido, é um array de armazenamento externo que usa apenas mídia flash para armazenamento persistente.

A memória flash é usada no lugar das unidades de disco rígido giratórias (HDDs) que há muito tempo estão associadas aos sistemas de armazenamento em rede. Sua principal vantagem em relação ao armazenamento baseado em disco, é o desempenho da largura de banda total e menor latência quando um aplicativo faz uma consulta para ler os dados.

Por outro lado, o flash é mais caro que o disco giratório, por isso, alguns fornecedores que vendem matrizes totalmente em flash geralmente permitem que os clientes misturem unidades de disco e AFA no mesmo chassi, uma configuração conhecida como matriz híbrida.

Esses produtos geralmente representam a tentativa do fornecedor de modernizar uma matriz de disco existente, substituindo parte da mídia por flash. O que permite obter parcialmente os benefícios do armazenamento em flash com um custo mais acessível para as empresas com menos possibilidade de investimento nesta tecnologia.

CONSIDERAÇÕES PARA COMPRAR UMA MATRIZ TOTALMENTE EM FLASH

Não vamos entrar em aspectos tão técnicos do armazenamento em flash e os HDDs. Ambos têm suas características e vantagens operacionais, inclusive é possível usar o modelo híbrido que permite uma flexibilidade entre os “dois mundos”. 

A decisão de comprar uma AFA envolve mais do que simples comparações de produtos de fornecedores. Uma matriz totalmente em flash que fornece aumentos maciços de desempenho para um conjunto específico de aplicativos, pode não fornecer benefícios equivalentes a outras cargas de trabalho. 

Para se ter uma ideia, a execução de aplicativos virtualizados em flash com desduplicação e compactação de dados em linha tende a ser mais econômica do que o flash que suporta mídia de fluxo contínuo em que arquivos exclusivos não são compactáveis.

Um sistema totalmente em flash produzirá variações menores que as de uma matriz de HDD nas latências máxima, mínima e média. Isso torna o flash uma boa opção para a maioria dos aplicativos de leitura intensiva.

PONTOS ESTRATÉGICOS A CONSIDERAR NA AQUISIÇÃO DE UMA MATRIZ TOTALMENTE EM FLASH

Você certamente precisa observar a capacidade, escalabilidade e facilidade de uso do sistema de armazenamento. Não faz sentido comprar algo que não pode crescer com você. E também não faz sentido comprar algo tão difícil de usar que realmente desperdiça mais mão de obra do que você ganha em outro lugar.

E talvez o mais importante de tudo seja o lado financeiro. É sempre importante destacar que todo investimento feito em TI tem impacto em toda empresa, seja ele financeiro ou operacional.

Portanto, como você vai usar este dispositivo de armazenamento? Você o usará para dados persistentes com certos aplicativos “pontuais”, ou talvez em algumas situações específicas?

Ou você vai usá-lo como um dispositivo de armazenamento em cache ou em camadas? Obviamente responder a esses tipos de pergunta afetará a quantidade que você precisa comprar e, principalmente, no quanto sua empresa vai investir.

A economia geral de uma matriz de armazenamento totalmente em flash pode realmente ser muito positiva no seu custo total por gigabyte. Por essa razão, o uso criterioso dessa tecnologia impede muita capacidade desperdiçada e altos investimentos.

O VALOR DO ARMAZENAMENTO EM FLASH

O tempo de atividade do aplicativo é mais importante hoje do que nunca. Perda de acesso aos dados significa perda de tempo e dinheiro. Você precisa de armazenamento altamente disponível que garanta a atividade de seus aplicativos de missão crítica. Por isso, é preciso eliminar o inesperado.

A transição de sistemas de armazenamento tradicionais e complicados para uma arquitetura de armazenamento moderna projetada para os aplicativos e ambientes de missão crítica de hoje é muito importante.

Com a matriz de armazenamento totalmente em flash, você não precisa sacrificar a alta disponibilidade e a resiliência para obter a agilidade e eficiência exigidas por um datacenter moderno.

Prevenir o tempo de inatividade e proteger e reter dados é ainda mais crítico, pois as empresas aumentam sua dependência de mais e mais aplicativos. As plataformas de armazenamento otimizadas para flash oferecem disponibilidade e proteção de ponta a ponta para maximizar o tempo de atividade.

Para saber mais sobre os benefícios de uma matriz de armazenamento totalmente em flash e como criar um sistema que atenda às suas necessidades, consulte um especialista da MPE soluções. Estamos prontos para apresentar as melhores soluções para o seu negócio.

SOBRE A MPE SOLUÇÕES

A MPE Soluções é uma empresa focada na entrega de soluções completas em produtos e serviços, com expertise em criar projetos personalizados, especialmente desenhados para atender as necessidades do mercado, com suporte, através de equipe altamente capacitada e equipamentos da marca HPE.

A MPE foi criada em 1981 e desde então, vem crescendo e acompanhando as necessidades dos seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *