Prefeitura de Araras: hiperconvergência com HPE

A Prefeitura de Araras, município do interior paulista com cerca de 135 mil habitantes, adotou a solução de hiperconvergência HPE Simplivity com projeto da MPE Soluções, especializada na implementação de hardwares, softwares e serviços para o mercado corporativo.

Em 2020, o Departamento de Tecnologia (DTI) da prefeitura promoveu uma licitação em busca de uma solução de tecnologia que o conduzisse na atualização de seu parque tecnológico.

Na época, o ambiente contava com 20 servidores em operação há mais de 15 anos, que realizavam as ações de forma descentralizada. Segundo a empresa, os equipamentos estavam com suas garantias vencidas e demandando urgência na manutenção.

Outra questão que precisava ser resolvida era a inexistência de backup, juntamente com a necessidade de um plano de disaster recovery para garantir a recuperação dos dados e a continuidade de redes e sistemas diante de um desastre cibernético.

“Além da natural obsolescência do ambiente digital, os avanços tecnológicos e o crescimento no número de colaboradores e de sistemas exigia que a prefeitura oferecesse aos usuários um parque tecnológico com mais disponibilidade e capacidade de processamento e armazenamento”, conta Lina Watanabe, da MPE Soluções.

Quando venceu a concorrência da licitação, a MPE Soluções realizou alinhamentos com a equipe do DTI da Prefeitura de Araras e chegou à conclusão de que a melhor aquisição para o órgão seria a solução de hiperconvergência HPE Simplivity.

A ferramenta agrupa serviços de data center, como servidores, armazenamento e rede, permitindo que tudo seja gerenciado por um único aplicativo e eliminando, assim, os tradicionais desafios de gerenciamento de TI.

Com inteligência definida por software, a solução elimina os silos de armazenamento e computação, permitindo que esses recursos sejam executados e gerenciados na mesma plataforma de servidor, eliminando ineficiências e acelerando a computação.

No projeto da prefeitura de Araras, o primeiro passo da MPE foi a migração do ambiente de virtualização dos 20 servidores físicos para a solução da HPE em dois nós

Hoje, o órgão conta com snapshots das máquinas virtuais, podendo recuperar os dados a qualquer momento, além de uma tecnologia que deduplica os arquivos na solução de hiperconvergência, resolvendo o problema de falta de espaço em storage.

Após três meses da implementação do projeto, foi registrada uma melhoria de mais de 90% no tempo de resposta das aplicações migradas para o novo ambiente.

Além disso, o espaço físico para alocação de equipamentos foi reduzido em 60%, o consumo de energia, em aproximadamente 70%, e consumo de CPU de sistemas migrados, em mais de 30%.

“A hiperconvergência solucionou nosso problema de falta de espaço físico, ganho de performance e processamento nos sistemas internos, aumento de armazenamento de arquivos, recuperação de backup, economia de energia, suporte técnico e garantia”, avalia Kirk Daves Moriama, diretor do departamento de tecnologia da Prefeitura de Araras.

Há 40 anos no mercado de tecnologia, a MPE Soluções é um Centric Partner da Hewlett Packard Enterprise (HPE), sendo hoje um dos seis canais do Brasil a conquistar o selo Platinum, nível máximo de parceria com a companhia.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto, a empresa também atua com marcas como F5 Networks, Commvault e Veeam.

Entre seus principais clientes, estão Suzano Papel e Celulose, UOL, UHG (Amil), Diagnósticos America (DASA), General Mills, Louis Dreyfus, Detran RJ, TJ-RJ, Polícia Militar de SP, PepsiCo, Grupo Ultra, USP, IBGE, Banco Votorantim e Bimbo do Brasil.