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Transformação Digital: tudo que sua empresa precisa considerar diante das novas tecnologias

As empresas brasileiras começaram o ano com retração de investimentos em digitalização quando comparado  ao último trimestre de 2022. O dado faz parte da sondagem trimestral de 2023 realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo aponta que, considerando o setor empresarial como um todo, 24,2% das empresas pretendem aumentar os investimentos em projetos de digitalização, mas que essa porcentagem cai para 12,2% no recorte de micro e pequenas empresas. 

Pegando as palavras do escritor William Gibson: “O futuro já chegou. Só não está uniformemente distribuído”. Apesar da potente influência da tecnologia nos resultados e na competitividade de negócios de todos os portes, seja ela associada a processos, produtos ou serviços, ainda há um caminho a ser trilhado pela adequação digital das empresas. 

Por isso, mantenha no seu radar cinco questões sobre transformação digital que podem fazer a diferença para o processo de implementação e manutenção de novas tecnologias:

1. A convergência entre o mundo físico e digital já é uma realidade

Não dá para negar os benefícios, as facilidades e as transformações que a tecnologia trouxe para a nossa forma de viver, trabalhar, nos relacionarmos e resolver problemas. Isso quer dizer que, quando bem escolhida, uma solução de tecnologia é aliada de pessoas físicas e jurídicas que desejam ter um dia a dia mais fluido no mundo real com a ajuda do mundo virtual.

2. Na escolha de uma tecnologia, a experiência do usuário deve estar no centro da decisão

Uma tecnologia tem mais chances de ser útil e realmente agregar valor ao negócio quando ela é desenvolvida considerando a alta qualidade da experiência do usuário. Isso não se restringe a clientes de uma marca e engloba todas as pessoas que podem ter acesso ao ambiente digital de um negócio, ou seja, também os colaboradores, parceiros e/ou fornecedores da organização.

3. Segurança da informação e transparência no uso de dados é prioridade

Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, com fiscalização da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), a segurança da informação transformou-se em estratégia 

fundamental dos negócios para evitar prejuízos financeiros e/ou reputacionais. Nesse quesito, além de proteger a jornada de dados, deve incluir nas boas práticas do uso das informações a solicitação explícita de consentimento para o uso de dados de terceiros, informando a essas pessoas detalhes sobre o uso, o armazenamento e o compartilhamento dessas informações.

4. Dados devem ser armazenados com estratégia

A nuvem, sem dúvida, é o ambiente onde as maiores inovações acontecem. Mas não é por isso que todos os dados de todos os negócios precisam estar lá. A recomendação é que, com base em um estudo das necessidades operacionais da companhia realizado por especialistas, cada organização decida as informações que devem permanecer em um ambiente on premise ou enviadas para cloud computing. 

5. Transformação digital também tem a ver com cultura corporativa

Uma empresa não pode se considerar parte da Era da Transformação Digital apenas pelo fato de ter adquirido tecnologias, por mais modernas que elas sejam. É preciso que os colaboradores de todos os níveis hierárquicos sejam conscientizados da importância das soluções tecnológicas para o desenvolvimento das atividades e o bom andamento dos negócios. Dessa forma, é mais possível, por exemplo, conseguir que o board libere investimentos ou engajar o time a utilizar as ferramentas da maneira correta.

O futuro já está acontecendo e  com tecnologias que estão fazendo maravilhas em muitas organizações ao redor do mundo. Isso impactaráo todo o mercado eas empresas que não perdem o timing desta onda de evoluções tendem a se beneficiar.

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