NEGÓCIOS

62% EXECUTIVOS BRASILEIROS ACREDITAM QUE IOT SERÁ IMPORTANTE NOS PRÓXIMOS ANOS

“O estudo IoT Snapshot deixa claro que, assim como o resto do mundo, o mercado brasileiro está acompanhando atentamente a evolução das tecnologias de Internet das Coisas e acredita fortemente em sua capacidade transformacional nos próximos anos. Apesar de ser ainda um tema em processo de amadurecimento – tanto do ponto de vista das empresas usuárias como dos fornecedores de tecnologia, seu potencial de inovação e criação de novos modelos e oportunidades de negócios é incontestável,”

(Yassuki Takano, diretor de consultoria da PromonLogicalis e responsável pelo estudo).

A PromonLogicalis,  fornecedora de serviços e soluções de TICs na América Latina, realizou uma pesquisa com 160 empresas sobre o estágio atual e o potencial da tecnologia no mercado brasileiro.

A pesquisa revelou que a Internet das Coisas já é considerada por muitos entrevistados, sendo que 62% dos executivos de TI consideram o desenvolvimento de projetos envolvendo a IoT nos próximos 3-5 anos.

Muitos dos entrevistados apontaram a IoT como uma evolução das tecnologias de automação industrial e os benefícios mais relevantes esperados com sua adoção são:

  • Produtividade,
  •  Eficiência operacional,
  •  Redução de custos,
  • Suporte a tomada de decisão,
  • Inovação,
  • Diferencial competitivo,
  • Novas fontes de receita.

Atualmente apenas 31% das empresas entrevistas têm um nível de adoção entre moderado e alto, enquanto 66% já discutiu sobre a IoT.

A pesquisa também apontou que muitos dos entrevistados ainda enxergam desafios significativos, sendo o distanciamento em relação ao tema e a imaturidade tecnológica os pontos mais críticos neste momento. Entretanto, mais de 50% dos entrevistados acreditam que os projetos de IoT podem levar a grandes transformações e contribuir para mudanças profundas nos modelos comerciais e de atendimento aos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *