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Black Friday: por que a infraestrutura deve ser uma das prioridades da empresa

Um estudo da startup de cashbacks Méliuz revelou que 71% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday de 2021. Com uma porcentagem tão expressiva assim, tudo o que as organizações precisam é conseguir vender de maneira adequada para quem quer comprar, não é mesmo?

Parte do sucesso dessa equação está atrelada a qualidade e ao bom funcionamento da infraestrutura de TI, que deve ser revisada e reforçada, principalmente em períodos estratégicos para o varejo. É sobre isso que vamos falar nesse post.

A influência da internet na qualidade e no sucesso da negociação

Uma infraestrutura de TI inadequada pode colocar o negócio do varejo em risco por diversos motivos. Ela pode, por exemplo, ser a responsável pelo abandono de uma compra quando o cliente, estando no site ou na plataforma de compra do varejista, se depare com problemas de instabilidade ou de carregamento. Costumam ser motivo de estresse também as jornadas de compras com muitas etapa sou aquelas consideradas excessivamente burocratizadas.

Cinco pontos de atenção para o líder do varejo

Para ter uma infraestrutura mais preparada para picos de tráfego, como devemos ver na Black Friday, nossa recomendação é ter atenção especial a, pelo menos, cinco pontos:

1. Escalabilidade da infraestrutura

Verifique com antecedência se a sua infraestrutura está preparada para suportar esses altos picos de acesso ao site, ao banco de dados ou à plataformas de venda, de forma que não gere lentidão ou erro no carregamento das páginas e, consequentemente, queda de produtividade dos usuários, estresse dos clientes ou abandono de compras. Ainda há tempo para ajustar isso e aproveitar os últimos grandes momentos de vendas de 2021.

2. Filas de espera

Para evitar a queda do site por excesso de acessos, muitas marcas optam pelo sistema de fila de espera virtual. Na prática, um programa limita o número de visitantes simultâneos a um ambiente, coloca os usuários excedentes para aguardar a sua vez de entrar e vai liberando-os, pouco a pouco, conforme novas vagas vão surgindo. Pode não ser a melhor opção, mas é uma forma de minimizar perdas.

3. Gestão de tráfego

Principalmente em períodos estratégicos para o varejo, é útil manter, minuto a minuto, a gestão do tráfego no site, no banco de dados e nas plataformas de vendas. O objetivo é corrigir alguma ação inadequada, indevida ou suspeita e, ainda, ter maior rapidez de reação diante de um incidente. Esse tipo de gestão pode ser terceirizada com empresas especializadas de modo a manter o foco de sua equipe de TI no core business da empresa.

4. Plano de tratamento de incidentes

Para garantir a continuidade do negócio no ambiente digital, é fundamental que a marca tenha um plano de tratamento de incidentes. A ideia é que, esse documento contenha as principais ameaças ao ambiente e as ações preventivas e corretivas para cada uma delas. Nessa etapa, considere políticas de privacidade, além de exigências de normas importantes, como as impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

5. Estabilidade do provedor

Reveja e, se necessário, adeque o seu acordo com o provedor, prevendo picos de acesso aos seus ambientes digitais. É importante que, neste acordo, estejam previstos itens como estabilidade e capacidade de suportar picos de acesso e como o ambiente será reestabelecido em caso de queda da página.

Considerando o prolongamento da pandemia e a mudança do perfil do consumidor, é no ambiente digital que muitas negociações, consultas, pesquisas e comparações de preços vão acontecer durante a Black Friday 2021. Sairá na frente o varejo que, além de ofertas realmente atrativas, ofereça a melhor experiência, mais fluida, customizada e segura para o cliente.

Sabemos que não é fácil garantir essa excelência na operação, inclusive se destacando diante da concorrência. Mas nós temos a expertise necessária para elaborar um projeto customizado para enfrentar esse e outros momentos desafiadores da vida do seu negócio. Vamos conversar mais sobre esse assunto?

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