ARUBA MPE SOLUÇÕES

5 iniciativas para substituição de equipamentos de redes

Segundo o Guia Salarial da Robert Half, que mapeia tendências em diversas áreas do mundo corporativo, cinco prioridades devem guiar os CIOs e CTOs neste ano: segurança da informação, inovação e investimentos em tecnologia, trabalhar recursos 5G nas estratégias de TI, automatizar processos e implementar projetos em nuvem.

Neste cenário, a qualidade do parque tecnológico de uma organização exerce papel estratégico e, ao avaliá-lo, é importante que o olhar esteja sempre direcionado para o futuro, prevendo necessidades e antecipando melhorias. Com isso em mente, para qualquer ação de substituição de equipamentos de rede, considere cinco iniciativas:

1. Mapeie os objetivos do negócio

Em qual fase de vida a sua empresa está? Onde ela deseja chegar? Como quer ou precisa se destacar das concorrências? Qual é a importância da tecnologia nessas missões? De que forma hardwares, softwares e processos podem contribuir com esse processo? Essas são informações fundamentais que os líderes de negócio devem ter em mente antes de partir para a ação com relação a substituição de equipamentos.

2. Conheça o seu parque tecnológico

Toda a empresa que tem amplo conhecimento do seu parque tecnológico tem mais facilidade para identificar itens que estejam obsoletos ou com defeito. Alguns indícios dessas situações podem estar relacionados à queda de desempenho e eficiência das soluções, com chance de gerar impacto negativo na produtividade do time.

3. Identifique um parceiro de confiança

O primeiro passo é identificar, entre os fornecedores existentes, aqueles que sejam especializados em soluções de hardware, software e serviço para o mercado corporativo. Feito isso é hora de pedir orçamentos, mas tomar cuidado para não basear a decisão apenas em valores. A recomendação é buscar referências, solicitar apresentação de casos de sucesso e manter atenção ao perfil da venda. O ideal é que o consultor conheça as especificidades do seu negócio e as tendências em tecnologia para oferecer o que a sua organização precisa e não apenas o que você pedir. Isso se chama venda consultiva.

4. Tenha um plano de ação

O parque tecnológico de cada empresa é um universo particular e essa especificidade precisa ser considerada no plano de substituição de equipamentos de rede. Nesse documento deve conter as ações a serem executadas com seus respectivos prazos e responsáveis pela supervisão do processo, além do orçamento disponível para todo o projeto e a previsão de investimentos. Para aumentar as chances de o plano ser aprovado, é fundamental que ele seja finalizado com uma avaliação sobre os riscos de não o colocar em prática.

5. Não abra mão da segurança 

Nessa onda de aceleração da transformação digital, muitas organizações têm caído na tentação de tirar os planos de tecnologia do papel e, enquanto isso, quando sobre um tempo na correria do dia a dia, vão ajustando o quesito segurança da informação. Correr esse risco é um grande erro, principalmente, hoje, com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), acompanhada de suas severas punições e multas.

Sente que sua empresa está preparada para essa jornada? Que tal conversarmos mais sobre o assunto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *