MPE SOLUÇÕES PRODUTOS

CONHEÇA OS PRINCIPAIS DIFERENCIAIS DO GOOGLE CLOUD

Você conhece ou já utiliza as soluções Google Cloud Platform para suportar sua infraestrutura de TI em nuvem? Os recursos e as ferramentas que estão disponíveis na plataforma podem trazer diversas vantagens para melhorar a eficiência de suas operações.

E para explicar um pouco melhor sobre o que e quais suas principais diferenças, confira nosso conteúdo!

O que é o Google Cloud?

O Google Cloud Platform (GCP) é uma das melhores plataformas de nuvem disponíveis no mercado e, nela, é possível ter à disposição uma diversidade de serviços desenvolvidos pelo Google. Dessa maneira, você consegue implantar no seu ambiente de nuvem os recursos necessários para desenvolver a infraestrutura que o seu negócio precisa. 

O GCP representa um conjunto de operações físicas, como computadores e unidades de disco rígido, recursos virtuais e máquinas virtuais (VMs), localizados em Data Centers do Google no mundo todo. Para entender mais a fundo sobre os recursos do Google Cloud, acesse aqui

Agora, conheça bons motivos do porquê você deve escolher o Google Cloud Platform como solução de nuvem para a sua empresa!

Principais diferenciais do Google Cloud Platform

Ao ser feito um breve comparativo com outras provedores em nuvem (como AWS e Azure), a solução do Google apresenta alguns diferenciais muito importantes, que torna uma grande alternativa para ser utilizada. Confira:

Velocidade

Os componentes do Compute Engine levam entre 20 a 40 segundos para iniciar, em média 5 vezes mais rápido do que outras plataformas do mesmo segmento. Ou seja, isso significa que a capacidade de serviço do aplicativo pode ser ampliada muito mais rápido em resposta ao tráfego recebido.

Mais segurança

Ainda mais segurança, com a qualidade Google que nós já conhecemos. O modelo de segurança do Google é um processo completo, com mais de 15 anos de experiência para garantir total segurança dos clientes que usam aplicativos do Google como: o Gmail e o Google Apps. E esse mesmo método de segurança do GCP, é usado em outros aplicativos e dados.

Big Data

Para ajudar as empresas a terem mais insights de dados avançados, o Google oferece tecnologias inovadoras de Big Data como MapReduce, Bigtable e Dremel. 

Além disso, também oferece outros serviços como:

  • Bibliotecas de última geração para armazenamento de dados em nuvem (BigQuery);
  • Machine learning avançado (Cloud Machine Learning Engine);
  • Processamento de dados em lote e em tempo real (Cloud Dataflow, Cloud Pub/Sub e Cloud Dataproc);
  • Preparação inteligente de dados (Cloud Dataprep by Trifacta) e;
  • Análises visuais incríveis (Google Data Studio). 

Lembrando que essas soluções são sem servidor, o que ajuda muito na hora de criar e realizar a manutenção de um sistema de análise de dados.

Cobertura

Sem dúvidas, a infraestrutura do Google possui a melhor cobertura em todo o mundo, com suporte em todos os continentes e conectividade entre cada um deles para garantir o máximo a segurança de seus usuários.

Gerenciamento de carga do usuário

A forma de balanceador de carga integrado, faz parte de um sistema distribuído mundialmente para conectar os clientes à infraestrutura. Suas funções se ajustam automaticamente e são planejadas para suportar picos de aumentos inesperados de extremo tráfego, ajustando os recursos sem nenhuma dificuldade e em poucos segundos.

Essa situação ajuda a melhorar significativamente o desempenho do aplicativo, não importando a quantidade de usuários que possam usar ao mesmo tempo. 

Rendimento por segundo

As solicitações do Compute Engine são exigidas em aumentos de um segundo, com mínimo de um minuto, para que não seja necessário pagar por minutos a mais do tempo que não foi utilizado.

Máquinas personalizadas

Além de tudo que já citamos, o Google Cloud também permite que seja configurado a combinação necessária de memória e CPU virtual, de acordo com a carga de trabalho.

Benefícios para o uso empresarial

As empresas que forem usar dos recursos do Google Cloud Platform terão grandes ganhos em competitividade, ganhando ainda mais organização e velocidade em seus processos. Confira alguns benefícios que separamos:

Redução de custos

Em médio e longo prazo, os resultados já começam a aparecer, trazendo mais economia para os processos, possibilitando o crescimento de novas estruturas de servidores e Data Centers do Google espalhados pelo mundo. 

Com o GCP, é possível usufruir de todos os benefícios computacionais que o Google em nuvem oferece, fazendo assim, com que as despesas com infraestrutura de hardware diminuam.

Além de tudo isso, é possível ter um serviço sob medida, ajustado de acordo com suas necessidades de negócio, permitindo que só pague pelos recursos computacionais que precisam ser usados.

Desenvolvimento

Com um maior desenvolvimento, os serviços oferecidos pelo Google Cloud Platform permitem um gerenciamento da infraestrutura de Cloud Computing ainda melhor, permitindo práticas rápidas quando houver necessidade de expansão do controle computacional.

Economia de tempo

Com todo o processo e direcionamento otimizado da rotina na área de TI, a organização poderá economizar tempo com tarefas do dia a dia e ainda por cima aumentar sua produtividade.

Isso só é possível por conta das ferramentas que a plataforma oferece, porque os gestores de TI não irão mais precisar destinar tempo e recursos ao desenvolvimento e à otimização da infraestrutura de computação nas nuvens ou até mesmo se preocuparem com a manutenção dos backups e gerenciamento de redes.

Dessa forma, a atenção da equipe se concentra nos processos críticos, ou naqueles projetos que realmente promovem inovação ou potencializam a competitividade da empresa.

Oferece respostas rápidas para as mudanças no setor de TI

Com a alta produtividade e soluções oferecidas pelo GCP, sua equipe irá sentir uma mudança significativa na redução de tempo e também de adaptação sobre as novidades do setor de TI.

Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo e, caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com um especialista da MPE Soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *