MPE SOLUÇÕES NEGÓCIOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Nuvem híbrida: sete fatores para aderir a esse poderoso ambiente digital

A onipresença da nuvem é uma das quatro tendências em cloud computing apontadas por estudo do Gartner. Na visão dos especialistas da consultoria, a nuvem sustenta a maioria das inovações tecnológicas, colocando sua resiliência, escalabilidade, velocidade e flexibilidade a favor das organizações, principalmente, em momentos de incertezas. E nós concordamos com isso e temos visto esse movimento no dia a dia dos nossos clientes.

Nesse cenário, cada vez mais organizações de diferentes portes e setores estão aderindo ao conceito de hybrid cloud. A estratégia, em geral, é armazenar dados sigilosos na nuvem privada, enquanto utiliza-se a nuvem pública para reunir informações mais gerais e, ainda, ter acesso a recursos mais diversificados e escalar seu ambiente digital com melhor custo-benefício.

Se desfrutar dos benefícios da nuvem híbrida faz parte das suas estratégias de negócio, nós damos o maior apoio. Porém, recomendamos que essa delicada adesão seja feita com base em, pelo menos, sete fatores:

1. Planejamento

Dentro de uma organização, é importante que esse projeto de migração para nuvem híbrida tenha um líder, que ficará responsável por mapear a situação atual do ambiente digital, o formato que se deseja alcançar, os benefícios dessa evolução e as etapas necessárias para a execução na ação. O plano deve, ainda, contemplar prazos, custos e atribuições de responsabilidades. Nesse processo, será mais fácil conquistar a liberação de recursos para investimentos se o planejamento incluir informações sobre os prejuízos e os riscos e não aderir à ação.

2. Provedor confiável

Toda ação relacionada à tecnologia e segurança da informação deve ser avaliada pelo viés de investimento e em todo o tipo de retorno positivo que a ação dará origem. É um erro basear as decisões apenas no custo. No caso de cloud computing é importante, ainda, avaliar a reputação e as soluções do provedor com relação à estabilidade, escalabilidade, velocidade, latência, segurança, backup, recuperação de desastres e suporte.

3. Parceiro de tecnologia especializado

Um parceiro de tecnologia especializado em cloud computing é o que vai garantir uma migração adequada dos dados da companhia para o novo ambiente. Deve ser dele, também, a missão de recomendar a estratégia mais adequada do uso de nuvem híbrida, considerando as necessidades do seu negócio. Pode parecer clichê, mas não deixe que o barato saia caro.

4. Boa relação entre custo e benefícios

Na escolha desse parceiro especializado, prefira aquele que seja capaz de oferecer ao seu negócio um atendimento consultivo. Ou seja, com conhecimento de tendências, do mercado e da sua empresa para ser capaz de estudar e recomendar a distribuição estratégica dos dados e o uso de recursos, entre nuvem pública e privada. Com essa precaução, a ideia é garantir que o seu negócio possa usufruir amplamente do excelente potencial que o ambiente híbrido tem para oferecer uma verdadeira relação entre custo e benefício.

5. Governança dos Dados

Hoje, manter o gerenciamento dos dados corporativos sob controle é fundamental para estar em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Mas, independentemente da norma, ter a política interna de acompanhar a jornada dos dados dentro de um ambiente de nuvem híbrida é muito importante no processo de mitigar qualquer risco relacionado a essas informações.

6. Segurança

Talvez você já saiba, mas nunca é demais reforçar. No ambiente da nuvem, o provedor é responsável pela estabilidade do ambiente. A segurança das informações e das aplicações nele inseridas é de responsabilidade de quem contrata o serviço. Dessa forma, considere a privacidade e proteção de dados em toda a jornada para a nuvem e dentro dela.

7. Plano de contingência

É muito importante que a equipe de TI da sua organização saiba exatamente o que precisa ser feito no caso de algum incidente que resulte na indisponibilidade ou na ineficiência da nuvem híbrida. A precaução visa restabelecer o ambiente com a maior eficiência e no menor tempo possível.

Na visão de Henrique Cecci, diretor de pesquisa sênior do Gartner, “O impacto econômico, organizacional e social da pandemia continuará a servir como um catalisador para a inovação digital e a adoção de serviços em nuvem”. É em cloud computing, inclusive, que muitas organizações estão exclusivamente existindo, enquanto outras estão expandindo e quebrando barreiras.

Sua organização também tem potencial para tirar o melhor proveito desse ambiente e ganhar em competitividade. Nós adoraríamos te mostrar como. Vamos conversar mais sobre esse assunto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *