ARUBA MPE SOLUÇÕES

Rede wi-fi: mitigue os riscos de um “apagão” com essas cinco recomendações

No Brasil, 152 milhões de pessoas acessam a internet, o que corresponde a 81% da população do País com 10 anos ou mais, de acordo com mapeamento do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br). Recentemente, porém, por algumas horas, essas pessoas ficaram sem acesso a Facebook, Instagram e WhatsApp devido a uma falha nos roteadores do império de Mark Zuckerberg.

De lá para cá, muitas organizações têm buscado as melhores práticas para blindar o seu próprio negócio. Afinal, como disse Santosh Janardhan, vice-presidente de Infraestrutura do Facebook, em comunicado oficial: “Cada falha como essa é uma oportunidade de aprender e melhorar, e há muito para aprendermos com ela. Depois de cada problema, pequeno e grande, fazemos um amplo processo de revisão para entender como podemos tornar nossos sistemas mais resilientes”.

Se essa preocupação também tem rondado o seu negócio, sugerimos a adoção de, pelo menos, essas cinco boas práticas:

1. Tenha um roteador corporativo

O roteador doméstico cumpre bem a função para a qual foi criado. Porém, pelo bem da eficiência do negócio, é fundamental trocá-lo por um modelo corporativo. Só assim a sua empresa irá desfrutar da agilidade, da estabilidade, da segurança, do acesso remoto e da escalabilidade que ela precisa.

2. Ative o firewall

É imprescindível ativar o firewall e mantê-lo em constante operação. Isso porque ele atua como um filtro que bloqueia informações corrompidas e ações mal-intencionadas. Ao ser ativado no roteador, ele impede que dados ou iniciativas não desejadas entrem e se alastrem no ambiente digital da organização.

3. Mantenha o roteador devidamente configurado e atualizado

Não basta ter um roteador de qualidade. É preciso que ele esteja configurado corretamente, considerando o item segurança da informação. Nesse processo, tenha atenção para personalizar a senha forte e a identificação da rede. Outro quesito importante está relacionado às atualizações. Em geral, de tempos em tempos, os fabricantes e desenvolvedores de softwares, aplicativos e dispositivos eletrônicos – incluindo roteadores – disponibilizam versões de atualização de seus itens ou serviços, que tanto corrigem falhas de operação quanto de segurança. É muito importante aderir a elas sem demora.

4. Criptografe dados e senhas

O roteador é uma via rica em informações, afinal é por meio dele que dispositivos se conectam e dados são transacionados. Não é novidade, porém, que esse equipamento atraia tanto a atenção dos cibercriminosos. Dessa forma, é fundamental que, na rede, dados, senhas e arquivos sejam criptografados por meio de protocolos de segurança robustos que devem ser revisados de tempos em tempos.

5. Controle o acesso ao ambiente

Quem acessa o que, quando, como, por que e para que? Se esse controle já era importante quando trabalhávamos exclusivamente de dentro da empresa, hoje, com a massificação do home office, esse cuidado se faz ainda mais necessário. Afinal, cada colaborador pode levar um pedacinho da organização para diferentes partes do mundo sem aviso prévio. Essa perda de perímetro exige que as organizações adotem mecanismos de controle de acesso de pessoas e dispositivos à rede corporativa. Nesse processo, um bloqueio eficiente deve considerar regras que levem em conta a criticidade da informação e o perfil de quem acessa o ambiente, mapeando toda a jornada dos dados e dos usuários.

Infelizmente, o ambiente digital dentro e fora da sua empresa, não é habitado exclusivamente por pessoas bem intencionadas. Nele, circulam também aquelas que podem comprometer a segurança dos seus dados intencionalmente ou por pura falta de conhecimento. 

Cercar o negócio com métodos, processos e tecnologia que garantam a segurança e a operação do ambiente é o melhor que se pode fazer para evitar prejuízos operacionais, financeiros e reputacionais. Nós sabemos como ajudar a sua organização nessa jornada. Vamos conversar mais sobre esse assunto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *