Resumo

Mais do que uma atualização ou expansão de capacidade, a Toledo do Brasil partiu para uma abordagem inovadora da arquitetura de storage, com a migração para a plataforma HPE Nimble. A estrutura de storage anterior tinha sido implementada há 8 anos (também com tecnologia HPE) e apresentava custos com suporte e energia fora dos padrões atuais.

“Com a perspectiva de descontinuidade do suporte da plataforma anterior e as demandas das aplicações, começamos a conversar com a MPE sobre o upgrade. Havia opções robustas, mas de alto custo. Então surgiu a alternativa do Nimble, um storage mais enxuto e sob medida a nossa necessidade”, lembra Anderson Cuel,
coordenador de infraestrutura de TI da Toledo do Brasil.

“Ficamos surpresos com a simplicidade e a eficiência do Nimble. O ganho de densidade, com os recursos de compressão e a inteligência na deduplicação trouxeram uma redução de 3 vezes no uso físico dos discos e por consequência uma redução considerável no consumo de energia. Com a interface web de gerenciamento, ficou muito mais fácil criar discos, alocar espaço e outras manobras. Em caso de falha, a plataforma é interligada à HPE, abre o chamado automaticamente e é suportada de forma remota”, descreve Anderson.

Áreas de negócios e usuários percebem ganhos de inovação em storage

A Toledo do Brasil é uma das mil maiores companhias do país, com a quinta posição em rentabilidade e sexta em crescimento sustentável do setor Mecânica, conforme o ranking do jornal Valor Econômico. Os servidores virtuais atendidos pela nova estrutura de storage rodam o ERP, servidor de arquivos, software de engenharia e outras aplicações.

“São aplicações pesadas, que precisam de velocidade de conexão, alta performance no acesso aos dados e baixa latência”, observa Anderson.

Anderson esclarece que a atualização da plataforma de storage foi feita sem qualquer alteração nos servidores. Em 2018, a equipe de TI da Toledo do Brasil e a MPE viram a necessidade de aumentar performance de I/O.

“Sabíamos da demanda por performance e elasticidade para expandir e desenvolver serviços. Com o novo Storage, podemos fazer isso com simplicidade”, acrescenta.

Após a implementação, em fevereiro de 2019, também se percebeu uma redução drástica das queixas de lentidão das aplicações, mesmo sem ter trocado os servidores.

“Às vezes, a rotina de backup (agendada para o fim de semana) se estendia para fora do tempo pré-definido. O Nimble faz isso mais rápido e se por algum motivo necessitarmos executar qualquer processo no horário de expediente, ninguém percebe”, conta. “Por ter tecnologia SSD, o acesso é de alta performance”, nota Anderson.

 

O Nimble HF 40, o modelo implementado na Toledo do Brasil, é uma plataforma híbrida, com armazenamento em SSD e SATA. O produto foi incorporado ao portfólio da HPE em 2017, com a aquisição da Nimble Storage. A chave da liderança do Nimble é a combinação da arquitetura com um sistema de gerenciamento de dados, baseado em recursos de IA, capaz de consolidar acessos, antecipar solicitações e outras manobras avançadas para minimizar o processamento e maximizar eficiência e performance.

Mais do que automatizar os diagnósticos e ajustes relativos à própria plataforma de armazenamento, a nova estrutura de gestão de dados abrange todas as variáveis em um ambiente de nuvem híbrida que podem impactar o acesso aos dados. Portanto, endereça tanto os problemas com o storage em si (que, em média, são a causa de menos da metade dos incidentes) quanto falhas e gargalos em outros pontos.

Fernando Mota explica que, com os recursos de inteligência e automação da plataforma HPE Nimle, 86% dos eventos que poderiam gerar demandas ao suporte passam a ter as chamadas abertas e resolvidas automaticamente.

 

TOLEDO DO BRASIL INDÚSTRIA DE BALANÇAS LTDA. (Toledo do Brasil) é a empresa líder na área de pesagem no país. Com faturamento anual em 2018 de R$ 422 milhões, líquido de impostos, investe continuamente em pesquisa, projeto, fabricação, atendimento, suporte técnico e serviços para atender às mais variadas necessidades de pesagem, incluindo gerenciamento e automação dos processos de pesagem e de cubagem. Fornece hardware, software e serviços em pesagem, e também fatiadores de frios e etiquetas eletrônicas para o comércio varejista.

A Toledo do Brasil possui uma fábrica em São Bernardo do Campo, SP, matriz, com área coberta de 21.500 m² em um terreno de 60.000 m², e 20 filiais de vendas e serviços nas principais cidades do país. Emprega mais de 1.300 colaboradores, sendo mais de 50 técnicos residentes em cidades onde não há filiais. Além disso, conta com mais de 2.000 revendedores e 435 oficinas técnicas autorizadas.