Luciana Mpe

Tecnologia aplicada à Sustentabilidade Ambiental: a união IOT e I.A!

Você saberia afirmar, antes de ler o resto deste conteúdo, se a sua empresa é adepta da T.I aplicada à Sustentabilidade Ambiental?

Diferente do que muitos profissionais acreditam, a T.I Sustentável não é apenas sobre consumir menos, mas também sobre usar a tecnologia para proteger ativamente o meio ambiente, reduzindo emissões e apoiando iniciativas de governança ambiental e social (ESG).

A nova fronteira: IoT, Inteligência Artificial e Edge Computing

Segundo relatórios da International Energy Agency (IEA) e do World Economic Forum (WEF), a integração de tecnologias emergentes é a chave para a sustentabilidade corporativa.

Neste sentido, destaca-se a fusão entre IoT, Inteligência Artificial (I.A) e Edge Computing: modelo pensado para permitir que as empresas rastreiem padrões ambientais detectando mudanças em tempo real , podendo automatizar alertas para riscos climáticos, emissão excessiva de gases e uso irregular de água, por exemplo, dentre muitos outros fatores.

O impacto mensurável da Green IoT e da Green A.I

Estudos recentes, publicados pela McKinsey & Company e pela Accenture mostram, inclusive, que a adoção do Green IoT e da Green A.I pode reduzir, em até 30%, todas as emissões ligadas ao monitoramento ambiental – melhorando a eficiência de resposta das empresas em projetos ESG.

Tais iniciativas, ainda, contribuem para a construção de uma imagem corporativa sólida perante investidores e consumidores: segundo a Deloitte (2024 Global Sustainability Report), dois a cada três consumidores já consideram as práticas sustentáveis como fator decisivo em suas escolhas de compra.

Está na hora de implementar soluções completas de rastreamento ambiental inteligente, com sensores em campo, processamento local e dashboards estratégicos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *