NEGÓCIOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Você sabe o que são Microsserviços e Containers?

As empresas estão apostando em diversas arquiteturas, como é o caso dos microsserviços. Preparamos para você um conteúdo técnico sobre os conceitos de microsserviços e containers.

Acompanhe a seguir e aproveite as possibilidades dessas tecnologias na sua empresa:

Microsserviços

Ao contrário de uma arquitetura monolítica, nos microsserviços o aplicativo pode ser gerado como partes independentes uma da outra que executam cada etapa do aplicativo como um serviço.

Assim, os microsserviços podem se comunicar entre si por meio de APIs  (Application Programming Interface – é definida como interface de programação de aplicações). As APIs servem para a criação de novos softwares e aplicativos que se comunicam com várias plataformas.

Com os microsserviços, a criação de aplicações pelos desenvolvedores é muito mais simples, assim como a função de atualizar ou até mesmo expandir.

Essa arquitetura é utilizada principalmente por empresas de grande porte devido a sua autonomia entre um componente e outro e também pela facilidade de expansão. Além de serem autônomos, ou seja, um serviço pode ser utilizado sem afetar o outro, percebe-se também a especialidade de cada serviço, pois eles podem ser direcionados por meio de recursos para a resolução de desafios diferentes.

Quais são os benefícios dos microsserviços?

Mais rapidez 

As implantações são mais rápidas por causa da arquitetura dos microsserviços, onde os ciclos de desenvolvimento são menores, o que acelera todo esse processo, tornando as implantações mais simples ao mesmo tempo em que os upgrades são acelerados também.

Implantações simples

Por serem modulares e pequenos em comparação com aplicações monolíticas, os microsserviços são fáceis de implantar, como também de fazer integrações e experimentações, facilitando a inserção de novos recursos.

Escalabilidade e flexibilidade

Se você precisar de mais serviços, a demanda pode ser implantada de maneira rápida em que cada serviço pode ser desenvolvido sem depender do outro. As falhas podem ser resolvidas sem afetar todo sistema.

A flexibilidade é uma das vantagens principais dos microsserviços, pois as equipes podem operar com diversas linguagens, onde a solução utilizada corresponde a necessidade de cada serviço.

Resiliência 

Os microsserviços oferecem resiliência. Em vez das falhas atingirem o aplicativo inteiro como acontece numa arquitetura monolítica, os problemas não afetam ele como um todo, mantendo a atividade normalmente.

Containers

Provavelmente você já deve ter ouvido em containers quando se trata de tecnologia, mas você sabe o que é e qual é a sua função? Bem, os containers podem ser definidos como ambientes isolados, que permitem empacotar aplicações com todos os links e bibliotecas necessários para a sua execução.

Desta forma, os aplicativos baseados em container podem ser implantados facilmente, pois os containers são executados em apenas um host de controle, podendo ser acessado em somente um kernel.

As vantagens do uso da tecnologia de containers podem ser percebidas na eficiência dos recursos de computação por causa da sua operação em várias atividades, resiliência, ou seja, a capacidade de recomeçar de novo em casos de falhas, agilidade e adequação à utilização de microsserviços.

Neste contexto, conte com a MPE Soluções, uma empresa especializada na entrega de soluções integrais em produtos e serviços, que oferece ao seu negócio a expertise necessária para criar projetos direcionados ao atendimento das necessidades do mercado, com suporte e soluções da renomada HPE.

Quer saber mais sobre microsserviços e containers? Entre em contato com nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *