HPE NIMBLE HPE SIMPLIVITY

Hipercovergência(HCI) Tradicional ou Desagregada? Conhece o dHCI?

Migrar para Soluções de Hiperconvergência (HCI) é uma excelente alternativa para ambiente virtualizado?

As soluções e implementações de HCI se tornaram frequentes nos últimos anos e continua sendo uma excelente alternativa para consolidação de ambiente virtualizado, o que dizem quem já utiliza, que está avaliando esta alternativa?

Conheça um pouco mais sobre este assunto no texto abaixo.

Há pouco mais de 10 Anos está opção de infraestrutura surgiu no mercado, algumas opções de fornecedores e formas de utilizar HCI ,  quando perguntamos aos clientes recebo diversos pontos de vistas…..

  • Sim, sem dúvida foi uma excelente decisão a possibilidade de gerenciar poder computacional e armazenamento pelo vCenter trouxe uma enorme agilidade para atender as demandas de negócio da empresa.
  • Sim, mas fico um pouco limitado com o crescimento no mesmo cluster, não podemos crescer poder computacional ou armazenamento separado.
  • Estamos pensando, mas meu ambiente é bem híbrido além da virtualização tenho soluções que necessitam de ambiente específico.
  • Não para o nosso ambiente.

Com certeza cada empresa tem sua necessidade e existem algumas opções no mercado para implementar HCI, algumas mais flexíveis na composição do cluster outras mais “amarradas” principalmente quanto a parte de armazenamento, as melhores práticas sugerem NODES de HCI com mesmo tipo e quantidade de discos no mesmo cluster. Outro ponto são as soluções não virtualizadas ou que não são recomendadas para o ambiente HCI devido a quantidade de “terabytes” ou tipo de “workload”, nestes casos são recomendados ao cliente utilizar outras soluções para complementar.

Em resumo, como toda solução: HCI não é o remédio para toda dor.

Há pouco mais de dois anos um novo conceito surgiu para melhorar as opções de HCI dando mais flexibilidade no seu crescimento, o novo conceito foi o dHCI ou HCI desagregada. Nossa mais o que é isso???

Calma, é uma solução que traz praticamente todos os benefícios do HCI mas com a flexibilidade de crescer servidor e armazenamento de forma independente, mas com toda a gerencia do ambiente pelo vCenter.

Ou seja, posso crescer vCPU e Memória ou somente Armazenamento de forma independente crescendo meu ambiente conforme a necessidade do cluster. Esta solução permite ainda que a mesma solução de armazenamento possa ser compartilhada para ambientes não virtualizados, por exemplo, Banco de Dados, Servidores de Arquivos entre outros.

Em resumo o dHCI é uma evolução do HCI tradicional trazendo maior flexibilidade para implementação de WORKLOADS diversos mantendo toda a agilidade e facilidade de gerenciamento do ambiente HCI. Inclusive sendo a solução vencedora no VMworld em out/2020.

Se desejar entender melhor como esta solução funciona entre em contato, conheça mais sobre dHCI e como implementá-la As a Service em ambiente on-premise pagando pela utilização efetiva.

Texto: Marcos Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *