HPE PRODUTOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

HPE apresenta a nova linha de supercomputação HPE Cray

Para lidar com os novos desafios do mundo é preciso de uma computação a altura de tal tarefa, ou seja, uma supercomputação. Diante da necessidade da resolução de problemas com mais urgência, a HPE apresenta a nova linha de supercomputação HPE Cray (que inclui a aquisição anterior da SGI).

As descobertas inovadoras dependem da supercomputação, por isso, a Era Exascale chegou. Nessa era, os supercomputadores são os responsáveis pelo maior número de insights e dados em tempos acelerados.

Como obter resultados melhores em menos tempo? Isso só é possível com a combinação de HPC (High Performance Computing) e cargas de trabalho de Inteligência Artificial. De acordo com o artigo “The next chapter in supercomputing: The Exascale Era” – O próximo capítulo em supercomputação: A Era Exascale da HPE é preciso uma infraestrutura capaz de suportar novas tecnologias e flexível para permitir uma experiência semelhante à da nuvem no desenvolvimento de aplicativos, bem como suportar as cargas de trabalho de HPC, analítica e IA.

Os supercomputadores vieram para integrar supercomputação, nuvem e data center, contando com as melhores tecnologias de HPC da HPE com os recursos recentes da arquitetura Shasta da Cray que estão alimentando os três primeiros sistemas exascale dos EUA.

Quais são as novidades da linha HPE Cray?

As arquiteturas dos supercomputadores estão disponíveis em duas configurações: as infraestruturas HPE Cray EX resfriadas a líquido e HPE Cray resfriadas a ar.

Refrigeração líquida e alta potência

Segundo o artigo, a arquitetura com refrigeração líquida possui recursos que suportam CPUs e GPUs de alta potência (acima de 500 W), diminuindo significamente o uso de cabos de interconexão óptica mais caros por cabos elétricos de menos custo devido a compactação da infraestrutura.

Redução de despesas operacionais

As despesas operacionais podem ser reduzidas em até 50% em comparação com a infraestrutura de rack refrigerado a ar padrão e o custo total de operação da instalação da refrigeração líquida durante a vida útil do produto pode ser até 33% menor do que as opções padrão baseadas em rack.

Configuração de alto desempenho

Neste contexto, os supercomputadores têm uma infraestrutura com uma configuração de rack padrão de 19 polegadas, cuja a plataforma de computação é o sistema Apollo 2000 Gen10 Plus com 4 nós AMD® EPYC® 7002 em um servidor de computação 2U com software HPE Cray e rede HPE Slingshot já instalados.

Os gabinetes possuem processadores de 500 W e configurações densas de até 512 processadores por gabinete. O switch de 64 portas oferece  12,9 Tb/s de largura de banda, onde cada porta opera a 200 Gb/s por direção e permite uma borda Ethernet ou uma funcionalidade de malhas de HPC. As portas de borda são conectadas à NIC Ethernet compatível ou a roteiros externos de 100 GbE ou 200 GbE.

Cluster de alta densidade

O sistema HPE SGI 8600 de computador em cluster de alta densidade e resfriado por líquido garante que as cargas de trabalho possam ser executadas em velocidades petaflop.

Computação do futuro

Os mais diversos setores e campos científicos estão contando com a supercomputação para descobertas e evoluções no mundo digital por meio da simulação, IA e análises em aplicativos e cargas de trabalho – desde o processamento de dados empresariais em segundos, aumento de produtividade até o desenvolvimento de novas vacinas e medicamentos.

Segundo o artigo “Introducing the HPE Cray line of supercomputers” – Apresentando a linha de supercomputadores HPE Cray, as palavras do CEO da HPE – Antonio Neri sobre a era do Insight foram:

“Uma nova era que é definida por insights e descobertas que beneficiam a todos e elevam o bem-estar de todos os humanos no planeta. Esperamos um futuro melhor para todas as pessoas e o pequeno papel que nós, da HPE, podemos desempenhar ajudando nossos clientes a realizá-lo”.

Saiba mais sobre a supercomputação HPE


Quer superar novos limites? Saiba mais sobre a era Exascale no portfólio da HPE e esteja pronto para a transformação digital com mais chances de inovar. 

O tempo é agora, tenha ao seu alcance os melhores recursos da supercomputação e não tenha medo dos próximos desafios. Confie em quem acompanha o futuro da tecnologia para o crescimento do seu negócio. 

Conheça em detalhes as opções de supercomputação da HPE. Entre em contato com nossos especialistas e tire as suas dúvidas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *