HPE MPE SOLUÇÕES NEGÓCIOS

5 desafios da transformação digital das empresas no Brasil

Usar estrategicamente determinado conjunto de tecnologias para resolver desafios do negócio relacionados a processos de comunicação, eficiência e produtividade é o que define a transformação digital. Diferente da digitalização, que foca em simplificar, modernizar e automatizar uma ação pontual, principalmente as atividades manuais, por meio de soluções tecnológicas.

Dúvidas como essas têm afastado algumas organizações do momento de desfrutarem das vantagens de estar no ambiente digital. Para dar mais segurança a essas empresas, abaixo estão os cinco principais desafios das companhias na jornada da Transformação Digital:

1. Dados

É notório o aumento da geração e do fluxo de dados dentro de uma organização. Isso gera para a empresa o desafio não apenas com relação ao armazenamento massivo dessas informações, como também para encontrar formas de usar esses dados com estratégia para entregar serviços cada vez mais personalizados e ágeis ao público-alvo.

2. Cultura da empresa

Muitos líderes de negócio ainda não têm clareza e segurança com relação à transformação digital e as vantagens e os pontos de atenção dessa jornada. É comum o questionamento das diferenças entre transformação digital e uma simples digitalização. O ideal é esclarecer todos os tipos de dúvidas ao invés de deixar projetos muito potentes paralisados no papel por pura falta de conhecimento e curiosidade. 

3. Segurança da informação

Hoje, a preservação de dados de clientes, colaboradores, parceiros e negócios deve ser prioridade, inclusive, fazendo parte da esteira de desenvolvimento de soluções e processos. Isso, não apenas pelas normas vigentes, como Lei Geral de Proteção de Dados, mas também porque a população, cada vez mais, está atenta para criar ou manter relacionamento prioritariamente com organizações empenhadas em respeitar sua privacidade.

4. Resistência das pessoas ao novo

Falta de clareza sobre a visão das empresas em relação ao tema e as possíveis vantagens da transformação digital. Será que estamos mesmo transformando alguma coisa, ou apenas “digitalizando” o que já existe? Além disso, ainda temos (pode ser considerado um tópico novo ou não), a resistência das pessoas ao “novo”. Uma transformação real exige uma equipe bem alinhada e aberta aos desafios que o “novo” pode trazer.

5. Investimento em TI e pessoas

Para que os tópicos anteriores sejam bem-sucedidos, é fundamental que a organização invista em soluções de tecnologia que sejam capazes de agilizar os processos, os produtos, os serviços e as entregas com eficiência e segurança. Nesse contexto, é prioritário contar com profissionais capacitados, qualificados e certificados, sejam eles integrantes da equipe interna ou de um parceiro especializado. Considerando a influência de fatores externos que nosso país vive em relação aos investimentos, esse, certamente, é um entrave para essa aceleração da transformação digital.

As transformações no mundo corporativo acontecem em uma velocidade, muitas vezes, difícil de acompanhar. As novidades em métodos, processos e tecnologias, sem dúvida, são excelentes para a competitividade, mas vêm acompanhadas da dificuldade sobre qual caminho seguir.

Buscar o apoio de especialistas, pesquisar e conversar sobre o tema são sempre as melhores opções para uma tomada de decisão com estratégia e apoio. Afinal, não decidir pode causar tantos danos quanto uma decisão equivocada. Que tal conversar mais sobre esse assunto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *