HYPER-V MPE SOLUÇÕES

AS MELHORIAS E NOVIDADES DO HYPER-V

A Microsoft apresenta o Hyper-V, uma tecnologia de virtualização baseada em hipervisor para determinadas versões x64 do Windows.

O hipervisor é a plataforma de virtualização específica por processador que possibilita que vários sistemas operacionais compartilhem uma única plataforma de hardware.

Sendo possível a criação e execução de uma versão em software de um computador, chamada de máquina virtual (VM). A operação da máquina virtual funciona de maneira semelhante ao computador completo, processando e operando sistemas  e programas.

As necessidades dos recursos de computação são supridas com mais flexibilidade pelas máquinas virtuais, você ganha otimização do tempo e recursos financeiros, além da eficiência pela utilização do hardware do que apenas usar um sistema operacional num hardware físico.

O processamento de cada máquina virtual pelo Hyper-V acontece em seu espaço  isolado, permitindo a execução de várias máquinas virtuais no mesmo hardware ao mesmo tempo a fim de evitar problemas de travamento/crash que atinjam outras cargas de trabalho ou a liberação do acesso à diversas pessoas, grupos ou serviços em  sistemas diferentes.

A MICROSOFT APONTA AS FUNCIONALIDADES DO HYPER-V NOS SEUS NEGÓCIOS

  • Espaço/expansão no ambiente privado da nuvem: forneça serviços de TI sob demanda mais flexíveis ao expandir ou mudar para a utilização de recursos compartilhados, além de ajustar a utilização conforme a alteração da demanda.
  • Hardware eficiente: Combine servidores e cargas de trabalho em menos computadores físicos para reduzir o consumo de energia e a ocupação do espaço físico;
  • Tempo e impacto nos negócios: diminua o impacto do tempo de inatividade agendado e não agendado em suas cargas de trabalho;
  • VDI ( Virtual Desktop Infrastructure ): usar um método baseado em VDI na área de trabalho ajuda no aumento da agilidade e segurança dos dados, bem como simplificar a observância às normas, e o gerenciamento das aplicações e operações da área de trabalho. A implantação do Hyper-V e o Host de Virtualização de Área de Trabalho Remota (RD Virtualization Host) no mesmo servidor oferece áreas de trabalho particulares ou pools de áreas de trabalho virtuais para os seus usuários;
  • Reprodução dos ambientes: o Hyper-V permite que você reproduza diversos ambientes de computação sem a necessidade de aquisição ou continuidade de todo o hardware que seria necessário se você utilizasse somente sistemas físicos.

RECURSOS

  • Máquina virtual Hyper-V: é equipada com os mesmos elementos básicos do computador físico: memória, processador, armazenamento e rede. Tais elementos são constituídos por funções e opções que são configuráveis conforme as necessidades a serem supridas. O armazenamento e a rede podem ser considerados categorias específicas devido aos diferentes modos que você pode configurá-las;
  • Recuperação e backup: a réplica do Hyper-V gera cópias de máquinas virtuais para que seja feita a recuperação de desastres. As cópias vão para outro local físico, onde são armazenadas. O backup no Hyper-V é realizado por meio do Save State ou o Volume Shadow Copy Service (VSS) para o backup com a aplicação de programas que fornecem suporte ao VSS;
  • Aperfeiçoamento: cada sistema operacional convidado suportado tem um grupo customizado de serviços e drivers, chamado de serviços de integração, com a finalidade de facilitar o uso do sistema operacional em uma máquina virtual do Hyper-V;
  • Portabilidade: os recursos de migração em tempo real, migração de armazenamento e importação/exportação facilitam a movimentação ou a distribuição da máquina virtual;
  • Conectividade remota: O Hyper-V inclui o Virtual Machine Connection, uma ferramenta de conexão remota para usar no Windows e Linux. Ao contrário do que ocorre no Remote Desktop , essa ferramenta dá acesso ao console, para que você possa verificar o que está acontecendo no computador convidado, mesmo que o sistema operacional não tenha sido ativado ainda;
  • Segurança: A inicialização segura e máquinas virtuais blindadas contribuem para a proteção contra malwares e os acessos não autorizados à máquina e aos dados que contém nela.

DISPONIBILIDADE

A disponibilidade do HYPER-V está no Windows Server e no Windows, como uma função de servidor disponível para as versões x64 do Windows Server. É aplicável nas versões: Windows Server 2016, Microsoft Hyper-V Server 2016, Windows Server 2019 e Microsoft Hyper-V Server 2019. No Windows, ele se encontra disponível como recurso em algumas versões de 64 bits. Ele também está disponível como um produto de servidor baixável independente: Microsoft Hyper-V Server.

FUNCIONAMENTO DO HYPER-V

O Hyper-V é uma tecnologia de virtualização baseada em hipervisor. Essa tecnologia usa o hipervisor do Windows, exigindo um processador físico com recursos específicos.

O hipervisor gerencia as interações entre o hardware e as máquinas virtuais. O acesso é feito pelo hipervisor das máquinas virtuais ao ambiente isolado, em que elas funcionam.

No caso de algumas configurações, a máquina virtual tem acesso direto a hardwares gráficos, rede ou armazenamento.

FERRAMENTAS

As plataformas de virtualização, que incluem o hipervisor do Windows e o serviço de gerenciamento das máquinas virtuais Hyper-V são compostas por: The Virtualization WMI Provider, The Virtual Machine Bus (VMbus), Virtualization Service Provider (VSP) e pelo Virtual Infrastructure Driver (VID).

As ferramentas de gerenciamento e conectividade são:

  • Gerenciador do Hyper-V;
  • Módulo do Hyper-V para Windows PowerShell;
  • Conexão para Máquina Virtual (algumas vezes chamada de VMConnect);
  • Windows PowerShell Direct.

 As tecnologias que são usadas com o Hyper-V são:

  •     Failover Clustering;
  •     Serviços de Área de Trabalho Remoto
  •     Gerenciador de Centro de Sistemas de Máquinas Virtuais

 As tecnologias de armazenamento são:

  • Cluster shared volumes;
  • SMB 3.0;
  • Storage spaces direct.

Economize tempo e dinheiro, desfrute da flexibilidade que o Hyper-V oferece para você usar essa tecnologia na virtualização do computador físico com a infraestrutura descomplicada.

Saiba como a MPE Soluções pode ajudar a acelerar o seu negócio. Entre em contato com um de nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *