ARUBA MPE SOLUÇÕES

Como o 5G irá impulsionar a Edge Computing

Com previsão para conclusão da instalação do 5G em todas as capitais do Brasil até o final de outubro, a alta conectividade está em vias de se tornar realidade no país. Será que essa novidade significa apenas aumento da velocidade dos dados e do processamento das informações?

Com a internet mais rápida, haverá um campo mais fértil para inovações tecnológicas de diferentes tipos. É a possibilidade de desenvolver e aprimorar tecnologias, produtos, serviços, experiências e modelos de negócio. Tudo com redução de latência, ou seja, do tempo de resposta tão logo um usuário, tecnologia ou máquina indique um comando.

Naturalmente, esta relevância e consolidação do 5G irão impulsionar a Edge Computing. Graças à capacidade que a computação de borda tem de processar os dados o mais próximo possível de onde os dados são gerados – sejam objetos, lugares ou pessoas -, de acordo com as necessidades dos usuários, que a automação dos processos ganhará eficiência.

Cada vez mais haverá o aumento da conectividade entre humanos, equipamentos, soluções tecnológicas e das pessoas com as máquinas e tecnologias. Jornadas que, certamente, trarão definitivamente para o centro das conversas de líderes de negócio, TI e SI temas como inteligência artificial, realidade virtual, internet das coisas, organizações com processos mais inteligentes, machine learning e big data.

A potência da união entre o 5G e a Edge Computing é o que vai viabilizar o processamento de um grande volume de dados em tempo real. Na prática, enquanto um promove o aumento da velocidade da conexão, o outro garante a redução da latência. Quem ganha é o usuário final, que poderá usufruir de alta qualidade de experiência digital, com melhor desempenho e alta disponibilidade.

O desafio desse cenário será garantir a segurança da informação em todas as iniciativas e em todos os projetos. Mais do que nunca, será necessário para as instituições internalizar e praticar o conceito de privacidade e proteção de dados como um dos pilares das estratégias do negócio. 

Vamos conversar mais sobre isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *