MPE SOLUÇÕES

STORAGE CAPACITY PLANNING: O PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE É VITAL PARA PREVER REQUISITOS FUTUROS DE ARMAZENAMENTO

Basicamente o conceito de Storage Capacity Planning consiste na prática de avaliar e prever requisitos futuros de armazenamento, para que seja possível adquirir espaço em disco suficiente de forma a atender às necessidades dos usuários e aplicativos.

Na prática, o planejamento eficaz da capacidade de armazenamento permite que os administradores de TI adiem a compra de discos. Economizar dinheiro em recursos de armazenamento que, de outra forma, não seriam utilizados, permite que as organizações aloquem melhor seus investimentos em infraestrutura.

Além disso, os administradores de TI podem determinar como o armazenamento está sendo alocado usando ferramentas de gerenciamento que analisam o volume de dados salvos e, em seguida, geram um relatório sobre a capacidade disponível e desempenho do armazenamento.

O STORAGE CAPACITY PLANNING PROLONGA A VIDA ÚTIL DO EQUIPAMENTO E REDUZ CUSTOS

Os ativos de hardware de armazenamento são muito caros em relação à sua vida útil. Assim, sistemas subutilizados compõem desafios financeiros e drenam ainda mais os orçamentos de TI.

Os fatores a serem considerados no Storage Capacity Planning incluem requisitos de armazenamento de dados em potenciais projetos futuros e camada (s) de armazenamento.

O armazenamento em camadas permite que os itens acessados ​​com menos frequência sejam movidos para um nível mais baixo (e menos dispendioso), liberando níveis mais rápidos (e mais caros) para os aplicativos que precisam.

Além do que, técnicas como desduplicação de dados e compactação de arquivos podem ajudar a reduzir a quantidade de capacidade de armazenamento necessária, eliminando cópias extras do mesmo arquivo e reduzindo a quantidade de espaço necessário para armazenar arquivos e imagens.

A virtualização permite também que o armazenamento físico seja agrupado e gerenciado a partir de um dispositivo, enquanto o provisionamento dinâmico permite que os administradores dediquem virtualmente o armazenamento, alocando apenas quando necessário.

QUAL A RAPIDEZ COM QUE O ARMAZENAMENTO DE DADOS PRECISA CRESCER?

A próxima etapa a ser executada no planejamento da capacidade é descobrir a taxa de crescimento do armazenamento de dados. Isso pode ser feito mensalmente ou anualmente. Como mencionado anteriormente, você pode fazer o planejamento da capacidade com ferramentas especializadas ou você pode descobrir o crescimento do armazenamento manualmente.

O método de custo mais baixo para descobrir sua taxa de crescimento é consultar seus arquivos de log e ver quanto seu uso da capacidade de armazenamento está aumentando mensalmente.

Um método mais sofisticado é usar os números do módulo de planejamento do seu software de gerenciamento de armazenamento ou outro software especializado. O software de planejamento de capacidade também fornecerá esses números.

Se você tiver mais de uma classe de armazenamento, precisará fazer os cálculos para cada classe separadamente.

Não é incomum descobrir que as classes de armazenamento de dados mais lentas estão crescendo rapidamente, geralmente devido a requisitos regulatórios, enquanto o armazenamento mais caro e rápido para aplicativos de missão crítica está crescendo de forma relativamente lenta.

Nesse caso, você poderá economizar dinheiro adicionando menos ou pouco armazenamento rápido, enquanto aumenta a quantidade de armazenamento mais lento e mais barato.

STORAGE CAPACITY PLANNING: ESTÁ PLANEJANDO GRANDES EXPANSÕES OU MODIFICAÇÕES EM SEU SISTEMA DE TI?

Os temas abordadas até o momento tratam apenas do crescimento “natural” ou do produto de operações comuns de TI em um ambiente mais ou menos estático. No entanto, a maioria dos ambientes de armazenamento de dados não é estática, o que significa que o planejamento da capacidade de armazenamento se torna mais complexo e mais nebuloso.

Pergunte ao seu time de TI se está planejando alguma iniciativa importante que afete as necessidades de armazenamento nos próximos anos. Isso inclui itens como atualizações de sistema ou servidor, adição de mais funcionários, expansão dos negócios etc.

Você terá que estimar o efeito que esses tipos de coisas terão sobre suas necessidades de armazenamento de dados.

No final, fazer Storage Capacity Planning ajudará você a mapear seus planos de capacidade de armazenamento de dados. Com as ferramentas disponíveis, você pode atender seus requisitos imediatos de armazenamento, sua taxa de crescimento de dados, seus planos para o futuro e explorar onde você pode economizar capacidade e reduzir dados tornará o processo de planejamento da capacidade de armazenamento de dados muito mais simples e a mais assertivo.

Para saber mais sobre Storage Capacity Planning consulte um especialista da MPE Soluções. Estamos prontos para esclarecer suas dúvidas e apresentar as melhores soluções de armazenamento para o seu negócio.

SOBRE A MPE SOLUÇÕES

A MPE Soluções é uma empresa focada na entrega de soluções completas em produtos e serviços, com expertise em criar projetos personalizados, especialmente desenhados para atender as necessidades do mercado, com suporte, através de equipe altamente capacitada e equipamentos da marca HPE.

A MPE foi criada em 1981 e desde então, vem crescendo e acompanhando as necessidades dos seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *