MPE SOLUÇÕES

CHEGOU A HORA DA VIRTUALIZAÇÃO DO ARMAZENAMENTO DE DADOS

As soluções hiperconvergentes se tornaram uma das tecnologias mais populares nos últimos anos, ganhando credibilidade com o lançamento de um conjunto de soluções de hiperconvergência que fizeram esse mercado se desenvolver rapidamente até mesmo na virtualização do armazenamento de dados.

Os produtos hiperconvergentes combinam tecnologias em uma única pilha de computação (servidores), armazenamento e rede, geralmente vendidos como uma única unidade de manutenção, reduzindo a complexidade operacional, simplificando as opções de tecnologia implantadas e fornecendo um ponto único para gerenciamento e suporte.

Desta forma, a resiliência que normalmente seria alcançada em sistemas de armazenamento através do uso de arquiteturas padrão, são implementados em soluções que “hiper-convergiram” com uso de vários nós, um recurso para apoiar a resiliência do servidor em suas operações mais críticas.

Uma infraestrutura tecnológica fundamental para ser utilizada no armazenamento de dados.

A HIPERCONVERGÊNCIA APLICADA À VIRTUALIZAÇÃO DO ARMAZENAMENTO DE DADOS

Em um conceito básico, e que converge com a essência da hiperconvergência, a virtualização do armazenamento de dados consiste em um pool físico de vários dispositivos de armazenamento no que parece ser um dispositivo único, gerenciado a partir de um console central.

A tecnologia depende de software para identificar a capacidade de armazenamento disponível em dispositivos físicos e, em seguida, agrega essa capacidade como um pool de armazenamento que pode ser usado em um ambiente composto por máquinas virtuais (VMs).

O software de armazenamento virtual intercepta solicitações de entrada e saída de máquinas físicas ou virtuais e envia essas solicitações para o local físico apropriado dos dispositivos de armazenamento que fazem parte do conjunto geral no ambiente virtualizado.

Para o usuário, o armazenamento virtual aparece como uma leitura ou gravação padrão em uma unidade física.

A VIRTUALIZAÇÃO DE ARMAZENAMENTO BASEADO EM HOST

Hoje, a virtualização de armazenamento geralmente se refere à capacidade acumulada de vários dispositivos físicos e, em seguida, disponibilizada para realocação em um ambiente virtualizado.

As modernas metodologias de TI, como a infraestrutura hiperconvergente (HCI), aproveitam o armazenamento virtual, além da capacidade de computação virtual e da capacidade da rede virtual.

Nesse caso, o host, nuvem ou um sistema hiperconvergente composto de vários hosts, apresentam unidades virtuais de uma capacidade definida para as máquinas convidadas, sejam VMs em um ambiente corporativo ou PCs acessando o armazenamento em nuvem.

Toda a virtualização e gerenciamento são feitos no nível do host via software, e o armazenamento físico pode ser praticamente qualquer dispositivo ou matriz.

OS BENEFÍCIOS DA VIRTUALIZAÇÃO DO ARMAZENAMENTO DE DADOS

Um exemplo prático e popular na virtualização do armazenamento de dados é um disco rígido virtual em expansão dinâmica.

É um tanto raro uma máquina virtual (VM) se apropriar de uma unidade de disco rígido física (HDD). Normalmente, uma VM usa um disco rígido virtual que é apenas um arquivo, mas é apresentado pelo host à VM como um disco rígido.

Um disco rígido virtual em expansão dinâmica consome inicialmente muito pouco espaço físico em disco e cresce à medida que os dados são adicionados ao arquivo pela máquina virtual.

A VM não pode ver o arquivo subjacente ou sua expansão dinâmica, apenas vê o que pensa ser um disco rígido.

Essa técnica de expansão fornece vários benefícios, incluindo:

● Resiliência
A proteção de dados é implementada em vários nós, proporcionando a perda de qualquer disco único ou mesmo de um nó inteiro.

● Desempenho
As entradas e saídas (E/S) de qualquer máquina virtual (VM) podem ser distribuídas por um cluster inteiro de servidores. Isso permite que a agregação da largura de banda de E/S de muitas unidades de disco rígido ou unidades de estado sólido seja combinada. Onde os dados estão localizados localmente com uma VM, a latência do armazenamento hiperconvergente pode ser menor do que acessar uma matriz externa conectada.

Além disso, as vantagens atribuídas a virtualização do armazenamento de dados incluem a capacidade de atualizar com mais flexibilidade, isolamento de falhas (o armazenamento não diminui a computação) e isolamento de desempenho e segurança. Em ambos os casos, a melhor solução estará na qualidade da implementação.

A HARMONIA ENTRE A HIPERCONVERGÊNCIA E O ARMAZENAMENTO DE DADOS NOS LEVA A ADOÇÃO DA TECNOLOGIA

Facilidade de implantação e gerenciamento são provavelmente as características mais associadas a economia de custos e recursos, e mais citadas da hiperconvergência. Normalmente, as soluções hiperconvergentes podem ser instaladas e ativadas em questão de horas, em vez dos dias e semanas necessários para implementar uma solução de servidor virtual em larga escala do zero.

Além disso, soluções hiperconvergentes aplicadas ao armazenamento podem oferecer aos usuários um gerenciamento mais fácil do que soluções personalizadas, o que nos leva a funções de monitoramento e alerta que permitem fornecer suporte proativo em caso de falhas de hardware.

Para saber mais sobre virtualização do armazenamento de dados, consulte um especialista da MPE soluções. Estamos prontos para apresentar as melhores soluções para o seu negócio.

SOBRE A MPE SOLUÇÕES

A MPE Soluções é uma empresa focada na entrega de soluções completas em produtos e serviços, com expertise em criar projetos personalizados, especialmente desenhados para atender as necessidades do mercado, com suporte, através de equipe altamente capacitada e equipamentos da marca HPE.

A MPE foi criada em 1981 e desde então, vem crescendo e acompanhando as necessidades dos seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *