NEGÓCIOS

MITOS E ESPECULAÇÕES SOBRE A INTERNET DAS COISAS

A “Internet das Coisas” é um termo que se refere a uma evolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores. Tendo o mundo físico e o digital como um só, através de dispositivos que se comuniquem com os outros, os data centers e suas nuvens.

Hoje vamos falar sobre as especulações e mitos mais mencionados sobre a IoT.

O primeiro deles: a IoT é apenas sobre “coisas”. Esse é um pensamento muito comum acerca do assunto, entretanto, o objetivo da Internet das Coisas é aproveitar o que os objetos podem nos fornecer e utilizar o conhecimento em outras áreas, principalmente desenvolvendo novos processos, estratégias e produtos com o objetivo de ser o melhor do mercado.

O receio de exposição a hackers também é um assunto muito comentado sobre a Iot. Entretanto, a segurança é o maior foco de toda TI, principalmente na IoT, uma vez que o aumento da conectividade potencializa as preocupações com a segurança.

Outra especulação sobre o assunto é que a IoT vai exigir muito tempo e recursos para ser implantada, mas tal pensamento já não é realidade há alguns anos.  Hoje a implementação da Internet das Coisas está muito acessível, principalmente com os desenvolvimentos nos softwares e hardwares envolvidos com a IoT.

Outro mito muito comentado sobre o assunto é: a IoT é coisa do presente e do futuro. Conforme vimos anteriormente, a Internet das Coisas é uma previsão de 30 anos atrás na qual o mundo seria todo interconectado.

Para saber mais sobre a Internet das Coisas, acessem as matérias a seguir:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *